Floresta plantada de Eucalipto. Foto: Leandro Taques.

Sala de Imprensa

Releases

Workshop vai abordar conceitos e desafios para a avaliação de ativos biológicos

Na próxima semana, 27 de agosto, a Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre) vai realizar, no Impact Hub, em Curitiba (PR), o primeiro workshop sobre avaliação de ativos biológicos, com o objetivo de abordar os principais conceitos, formas e dificuldades de mensuração dos ativos biológicos, bem como sua apropriação contábil. O evento, que atende a uma demanda das empresas, é voltado aos profissionais envolvidos na contabilidade e controladoria de empresas florestais como forma de prepará-los para avaliar os ativos florestais. As inscrições custam R$ 300,00 para empresas associadas à Apre e R$ 500,00 para não associadas.

De acordo com o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) 29, ativo biológico é um animal ou planta vivos. Assim, uma árvore em floresta plantada é considerada um ativo biológico, tornando-se um produto florestal após o seu corte. Quando beneficiada, passa a ser madeira resultante do processamento pós colheita.

Um dos palestrantes será o consultor Raimundo Batista, da Domingues Sociedade de Contadores. Na ocasião, Batista vai fazer uma apresentação de comparativo de tributação entre as opções de Lucro Real x Lucro Presumido. “O objetivo é melhorar o entendimento de todos e ajudar na escolha do regime tributário que possa minimizar a carga tributária das empresas”, explica.

Além do consultor, Reges Alberto Werle, gerente de Controladoria da Berneck S/A Painéis e Serrados ficará responsável pela palestra “Apropriação e geração de valor”, abordando a apropriação de custos e despesas ligados à colheita e à silvicultura, além da avaliação de custo por tonelada e por hectare. “O mercado busca formas de colher mais para reduzir custo e plantar melhor e mais rápido. Por isso, é importante alinhar os profissionais com relação à forma de apropriação dos custos e despesas, bem como formas simples de avaliação de custos. É o que vamos abordar na palestra”, destaca.

A programação do workshop sobre avaliação de ativos biológicos traz, ainda, as palestras de Jefferson B. Mendes, diretor da BM2C Consultoria em Gestão e Negócios, falando sobre “Legislação sobre ativos biológicos e a inserção dentro das empresas”; e de Gabriel Fialho, da PricewaterhouseCoopers Brasil, abordando “A posição da auditoria e a forma de atuação”.

As inscrições deverão ser feitas pelo site da Apre. Mais informações pelo telefone (41) 3233-7856 ou pelo e-mail apreflorestas@apreflorestas.com.br.

Serviço
Workshop sobre avaliação de ativos biológicos
Data: 27 de agosto de 2019
Horário: 09h15 às 16h30
Local: Impact Hub Curitiba – Rua Fernando Amaro, 60, Alto da XV – Curitiba (PR)
Informações: (41) 3233-7856 | apreflorestas@apreflorestas.com.br
Inscrições: http://www.apreflorestas.com.br/evento/workshop-avaliacao-de-ativos-biologicos/