Floresta plantada de Eucalipto. Foto: Leandro Taques.

Sala de Imprensa

Releases

Setor florestal discute mudanças na reforma trabalhista

Com a Reforma Trabalhista sancionada em julho pelo presidente Michel Temer, que entrou em vigor no dia 11 de novembro de 2017, vieram muitas mudanças para empresários e empregados. Para esclarecer os principais pontos e atualizar as empresas do setor florestal, a Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre) vai realizar, no dia 28 de fevereiro, em parceria com o departamento de Economia Rural e Extensão da Universidade Federal do Paraná (UFPR), um workshop sobre a reforma, abordando, especificamente, os temas “horas in itinere”, “terceirização”, “jornada de 12/36 horas” e “Convenção Coletiva de Trabalho (CCT)”. O encontro vai acontecer no Auditório do prédio de Administração do Setor de Ciências Agrárias da UFPR, localizado na Rua dos Funcionários, 1540, bairro Juvevê, em Curitiba (PR).

O primeiro painel do workshop vai trazer aos participantes uma análise jurídica dos temas, com as palestras dos advogados Luís Alberto Gonçalves Gomes Coelho, da Gomes Coelho & Bodin Sociedade de Advogados, e João Paulo Lima Leoni, da Leoni & Almeida Advogados Associados. Na parte da tarde, o evento terá o painel “Experiência das empresas e instituições”, com três palestras: João Pedro Marques, responsável pela área de Gestão de Pessoas da Iguaçu Celulose e Papel S/A; Amundsen de Araujo e Alexandro Courbassier, que atuam na área de Relações Trabalhistas e Sindicais da Klabin S/A; e, por fim, Rui Brandt, presidente do Sindicato das Indústrias de Papel e Celulose do Paraná (Sinpacel). Tanto na parte da manhã, como na parte da tarde haverá um tempo destinado ao debate entre participantes e palestrantes.

As inscrições têm um custo de R$ 200,00 e deverão ser feitas junto à Apre, pelo e-mail apreflorestas@apreflorestas.com.br ou pelo telefone (41) 3233-7856.

Dicionário de termos florestais

Durante o evento, será lançado o Dicionário de Termos Florestais, uma iniciativa da Apre e do Departamento de Economia Rural e Extensão (DERE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Setor de Ciências Agrárias. A publicação, dirigida a profissionais das mais diversas áreas de conhecimento ligadas à floresta, tem por objetivo facilitar a compreensão acerca dos termos florestais e contribuir para o aperfeiçoamento individual e das instituições públicas e privadas.

“O dicionário traz, sem dúvidas, um conteúdo da mais rica importância, que servirá para ampliar o conhecimento de todos os atores envolvidos nessa cadeia que tanto contribui para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Estado do Paraná e do Brasil”, afirma Álvaro Scheffer Junior, presidente da Apre.

A publicação foi organizada por Paulo de Tarso de Lara Pires, Professor adjunto do Departamento de Economia Rural da UFPR; Ailson Augusto Loper, gerente executivo da Apre; Carlos José Mendes, diretor executivo da Apre; Edson Luiz Peters, procurador de Justiça e conselheiro do Ministério Público do Paraná; Gabriela Nicolau Maia, estudante de Engenharia Florestal na UFPR e estagiária do Núcleo de Estudos e Mediação de Conflitos Ambientais (NEMCA); e Lucas Moura de Abreu, estudante de Engenharia Florestal da UFPR e estagiário da Apre. Toda a renda arrecadada no Workshop será destinada à publicação do Dicionário de Termos Florestais, e os participantes receberão um exemplar, além do certificado de participação.

Serviço
Workshop sobre a Reforma Trabalhista e lançamento do Dicionário de Termos Florestais
Data: 28 de fevereiro de 2018
Horário: 09h30 às 16h
Local: Auditório do prédio de Administração do Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Rua dos Funcionários, 1540, Juvevê – Curitiba (PR)
Inscrições: apreflorestas@apreflorestas.com.br ou (41) 3233-7856

Fonte: Interact Comunicação - Assessoria de Imprensa Apre