Floresta plantada de Eucalipto. Foto: Leandro Taques.

Sala de Imprensa

Releases

ArborGen participa da Show Rural Coopavel e pretende mostrar como a floresta pode atuar em parceria com a agricultura

Empresa, associada à Apre, vai atuar em parceria com o Instituto de Florestas do Paraná na feira

Começou hoje a Show Rural Coopavel, uma das maiores feiras do Paraná voltadas à agricultura, que acontece há 29 anos, em Cascavel (PR). Serão cinco dias de evento, 520 expositores e a expectativa da organização é de que o número de visitantes supere a marca histórica do ano passado, de 235.465 pessoas ao longo da feira. Neste ano, uma das afiliadas à Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre), a ArborGen, se prepara para participar desse importante evento e mostrar aos produtores rurais de que forma o setor florestal pode ajudar a aumentar o rendimento da agricultura. Para isso, a empresa será uma das parceiras do Instituto de Florestas do Paraná (IFP), que participa pelo segundo ano consecutivo da Show Rural.

Para o gerente executivo da Apre, Ailson Loper, esta é uma oportunidade de mostrar as potencialidades do setor florestal e atrair novos olhares para o segmento. “Certamente os produtores rurais conhecerão uma forma de aliar a agricultura à floresta e, consequentemente, aumentar os rendimentos. A parceria entre o Instituto e a ArborGen é importante para fazer essa ponte”, destaca Loper.  

Na opinião de Benno Doetzer, diretor-presidente do IFP, toda tecnologia voltada ao meio rural é exposta nesta feira, e trata-se de um evento bastante técnico, nos moldes da famosa feira Agrishow, realizada em São Paulo (SP). “No Instituto, uma das prioridades de ação é a integração da produção florestal no sistema tradicional de produção do Estado, e vamos apresentar ao produtor as alternativas para viabilizar a produção florestal nestes sistemas de produção tradicional. Queremos mostrar que a floresta é viável como complementação de renda ou integrada à produção existente”, explica Doetzer.

Para Maria Fernanda Pollnow, assistente técnica de vendas da ArborGen, a feira vai ser uma excelente oportunidade para a empresa conhecer um novo público da região de Cascavel e todo o Oeste paranaense e alcançar também o proprietário rural. Segundo ela, o objetivo da ArborGen é levar informação e tecnologia ao produtor.

“O pequeno agricultor está utilizando muito o sistema ILPF (Integração Lavoura Pecuária Floresta), que combina produção de madeira, agricultura e criação animal numa mesma área, potencializando o uso da terra e maximizando lucros. Queremos mostrar a importância da floresta nesse sistema. O uso da melhor genética disponível de pinus ou eucalipto e o manejo adequado das florestas pode proporcionar ótimos ganhos ao produtor rural”, declara Maria Fernanda.

Além de apresentar as mudas de pinus e eucalipto comercializadas pela empresa e os materiais disponíveis no mercado, a ArborGen vai levar conhecimento técnico para a parceria com o Instituto de Florestas do Paraná, principalmente na parte de viveiros. “Vamos dar suporte para o levantamento que o IFP está fazendo na região e apresentar um cunho técnico com relação aos viveiros. Além disso, este ano estamos lançando novas cultivares de pinus (clones e famílias de polinização aberta e controlada) e de eucalipto, algo que também vamos apresentar na feira. Essa primeira participação, a convite da Associação Paranaense de Empresas de base Florestal (Apre), vai ser uma grande oportunidade para a empresa”, completa a assistente técnica de vendas da ArborGen.