Floresta plantada de Eucalipto. Foto: Leandro Taques.

Sala de Imprensa

Releases

Apre doa casa de brinquedos em wood frame para projeto social em Piraquara

Depois de ter doado ao projeto Manancial a casa de brinquedos em wood frame construída durante o 4º Simpósio Madeira & Construção, a Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre) recebeu da instituição, neste fim de semana, o Certificado “Parceria Transformadora”, uma forma de homenagear as empresas que apoiam o projeto e atuam em parceria para desenvolver atividades socioeducativas com crianças de cinco a 14 anos de Guarituba, um bairro carente em Piraquara, região metropolitana de Curitiba. A entrega foi feita durante a I Mostra de Atividades do Manancial, que foi realizada no dia 02 de dezembro.

“Aproximadamente 20 entidades receberam o certificado, todas aquelas que nos ajudaram ao longo de 2017 de alguma forma. Organizamos a mostra como uma forma de mostrar aos nossos parceiros todo o trabalho que é feito no Projeto Manancial, bem como para eles poderem ter uma ideia do contexto do bairro e também ver o retorno que o apoio deles tem dado para as crianças. Por isso, resolvemos homenageá-los e entregar o certificado neste dia, porque é muito importante para nós poder mostrar esses resultados gratificantes”, avalia Felipe Gabriel Motin, gestor de projetos do Manancial.

Durante a Mostra de Atividades, foram divulgados os resultados das oficinas de Taekwondo, Artes e Valores. Além disso, o coral, o grupo de dança e a escola de futebol fizeram apresentações. A Mostra teve também uma exposição de arte, com atividades desenvolvidas durante o ano pelas crianças. Para fechar o evento, a fundadora do Projeto Manancial fez um pequeno discurso e entregou os certificados aos parceiros.

Casa em wood frame

As peças da casa em wood frame construída durante o 4º Simpósio Madeira & Construção foram entregues ao Projeto Manancial no fim de outubro, em uma parceria entre a Apre, a Tecverde e a Faculdade Estácio de Curitiba, e a montagem fez parte da semana acadêmica da Estácio, com alunos do curso de Arquitetura, profissionais da Tecverde e voluntários do projeto. O grupo fez também uma revitalização do espaço.

Para Ailson Loper, gerente executivo da Apre, é gratificante para a Apre poder colaborar com um projeto tão importante, que realmente faz a diferença na vida das crianças que precisam. “A doação é uma forma de contribuir com a comunidade e com aqueles que precisam. Ao mesmo tempo, temos a chance de mostrar à população as técnicas sustentáveis de construção com madeira e de apresentar os benefícios do uso da madeira na construção civil. Ter contato com uma casa construída em wood frame pode ajudar a quebrar o preconceito das pessoas e fazer com que elas identifiquem que é possível, sim, ter uma residência resistente e de qualidade com a madeira como matéria-prima principal”, reforça Loper.

A casinha, segundo o gestor de projetos do Manancial, tem sido utilizada para fins lúdicos e recreativos, mas também como uma forma de construção da identidade das crianças. De acordo com Felipe Motin, o bairro Guarituba, em Piraquara, onde o projeto está inserido, é uma das maiores áreas de ocupação de Curitiba e Região Metropolitana, e as crianças vivem em locais com vários riscos. Por isso, o gestor destaca que a casa em wood frame veio com a proposta de reforçar a identidade de habitação e de estrutura dentro do processo de desenvolvimento da criança, tanto social, como pedagógico.

“Dentro da oficina de artes e de valores, criamos uma proposta de fortalecimento da identidade e da relação que a criança tem consigo mesma e com as pessoas ao seu redor, principalmente a família. Dessa forma, a casa serviu como espaço de construção de identidade social. Algo que nos emocionou bastante é que as crianças começaram a brincar na casinha e estabelecer um espaço delas ali dentro. Percebemos que elas encontravam o seu espaço lá, ludicamente num papel ativo de estruturação de família e de identidade. Por isso, tentamos alinhar a casa ao nosso processo pedagógico, para ter mais do que um fim somente de recreação. Pretendemos continuar ano que vem”, completa Felipe Motin.

Serviço
Projeto Manancial
Endereço: Rua São José, nº 62, Guarituba – Piraquara (PR)
Contato: manancialesperanca@hotmail.com

Fonte: Interact Comunicação - Assessoria de Imprensa Apre