Sala de Imprensa

Workshop vai abordar conceitos e desafios para a avaliação de ativos biológicos

Capacitação promovida pela Apre vai acontecer no dia 27 de agosto, no Impact Hub, em Curitiba
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Na próxima semana, 27 de agosto, a Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre) vai realizar, no Impact Hub, em Curitiba (PR), o primeiro workshop sobre avaliação de ativos biológicos, com o objetivo de abordar os principais conceitos, formas e dificuldades de mensuração dos ativos biológicos, bem como sua apropriação contábil. O evento, que atende a uma demanda das empresas, é voltado aos profissionais envolvidos na contabilidade e controladoria de empresas florestais como forma de prepará-los para avaliar os ativos florestais. As inscrições custam R$ 300,00 para empresas associadas à Apre e R$ 500,00 para não associadas.

De acordo com o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) 29, ativo biológico é um animal ou planta vivos. Assim, uma árvore em floresta plantada é considerada um ativo biológico, tornando-se um produto florestal após o seu corte. Quando beneficiada, passa a ser madeira resultante do processamento pós colheita.

Um dos palestrantes será o consultor Raimundo Batista, da Domingues Sociedade de Contadores. Na ocasião, Batista vai fazer uma apresentação de comparativo de tributação entre as opções de Lucro Real x Lucro Presumido. “O objetivo é melhorar o entendimento de todos e ajudar na escolha do regime tributário que possa minimizar a carga tributária das empresas”, explica.

Além do consultor, Reges Alberto Werle, gerente de Controladoria da Berneck S/A Painéis e Serrados ficará responsável pela palestra “Apropriação e geração de valor”, abordando a apropriação de custos e despesas ligados à colheita e à silvicultura, além da avaliação de custo por tonelada e por hectare. “O mercado busca formas de colher mais para reduzir custo e plantar melhor e mais rápido. Por isso, é importante alinhar os profissionais com relação à forma de apropriação dos custos e despesas, bem como formas simples de avaliação de custos. É o que vamos abordar na palestra”, destaca.

A programação do workshop sobre avaliação de ativos biológicos traz, ainda, as palestras de Jefferson B. Mendes, diretor da BM2C Consultoria em Gestão e Negócios, falando sobre “Legislação sobre ativos biológicos e a inserção dentro das empresas”; e de Gabriel Fialho, da PricewaterhouseCoopers Brasil, abordando “A posição da auditoria e a forma de atuação”.

As inscrições deverão ser feitas pelo site da Apre. Mais informações pelo telefone (41) 3233-7856 ou pelo e-mail https://apreflorestas.com.br/wp-content/uploads/2020/10/iba-1.jpg@https://apreflorestas.com.br/wp-content/uploads/2020/10/iba-1.jpg.com.br.

Serviço
Workshop sobre avaliação de ativos biológicos
Data: 27 de agosto de 2019
Horário: 09h15 às 16h30
Local: Impact Hub Curitiba – Rua Fernando Amaro, 60, Alto da XV – Curitiba (PR)
Informações: (41) 3233-7856 | https://apreflorestas.com.br/wp-content/uploads/2020/10/iba-1.jpg@https://apreflorestas.com.br/wp-content/uploads/2020/10/iba-1.jpg.com.br
Inscrições: http://www.https://apreflorestas.com.br/wp-content/uploads/2020/10/iba-1.jpg.com.br/evento/workshop-avaliacao-de-ativos-biologicos/