Sala de Imprensa

Visita técnica e dinâmica de campo marcam reunião mensal da Apre

Empresas associadas trocaram experiências sobre manejo de resíduos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

A Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE) reuniu na última sexta-feira, 15, mais de 20 representantes de empresas associadas para o encontro mensal com visita técnica e dinâmica de campo, em Arapoti, na Fazenda São Nicolau, área da associada Arauco.

O encontro foi uma oportunidade para os gestores e técnicos trocarem informação e experiência sobre o manejo dos resíduos nos plantios florestais. A dinâmica apresentada pelo coordenador de silvicultura da Arauco,Felipe Fillus, mostrou aos participantes da visita como é feita a trituração de resíduos naquela fazenda. Com a alternativa encontrada pela empresa, o coordenador de silvicultura destacou que a empresa alcançou ganhos significativos em sustentabilidade, conservação da umidade do solo, conservação do solo contra erosão causada por chuvas, redução da compactação, mecanização das atividades subseqüentes e redução da intensidade de aplicação de herbicida. Além disso, ele citou também que a Arauco conseguiu reduzir os resíduos (galhos e ponteiras de árvores), rebaixar a altura dos tocos, aproveitar 100% da área útil, aumentar o rendimento de atividades mecanizadas e manuais, distribuir a matéria orgânica sobre o solo, inibir a germinação de plantas daninhas e reduzir a rebrota de eucalipto.

O gerente executivo da Apre, Ailson Loper, destacou a importância das reuniões técnicas realizadas em campo, e avaliou que os encontros são muito positivos. “A troca de informação entre os técnicos é muito maior no campo”, afirmou.

Na pauta da reunião de junho também foi discutidaa importância da aprovação do projeto de Lei que retira a atividade de silvicultura da lista de atividades potencialmente poluidoras. Os associados receberam ainda informações sobre a última reunião do conselho técnico da Associação; sobre o encontro realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Indústria Brasileira de Árvores (Ibá); e o andamento das ações para o desenvolvimento do projeto do macaco-prego.

Durante o encontro também ficou definido que a Apre vai receber todos os candidatos ao governo do Estado do Paraná e entregar a eles as principais demandas do setor.

A próxima reunião técnica da Apre será realizada no dia 13 de julho, em local que será informado em breve.