Sala de Imprensa

USP e UFPR promovem capacitação em estratégias de melhoramento florestal

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Entre os dias 27 e 31 de julho de 2020, vai acontecer o evento de capacitação em Estratégias de Melhoramento Florestal, em Piracicaba (SP), no Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP. O objetivo do curso, destinado a estudantes regularmente matriculados em Programas de pós-graduação profissionais com nível superior relacionados com a área florestal , é mostrar como planejar, executar e avaliar estratégias de melhoramento florestal para produzir sementes geneticamente melhoradas de espécies florestais. Até o momento, o prof. dr. Antonio Rioyei Higa (ESALQ/USP), o prof. dr. Hilton Thadeu Zarate do Couto (UFPR), o MSc. Rildo Moreira Moreira (ESALQ/USP) e a MSc. Vanessa Ishibashi (UFPR) já estão confirmados como palestrantes.

Serão 20 vagas no total, sendo até 10 vagas para estudantes regularmente matriculados em Programas de Pós-graduação relacionados com a área florestal. As inscrições custam R$ 1.500,00 para profissionais e R$ 200,00 para estudantes. Confira abaixo o programa. Para mais informações e inscrições, acesse o site do evento: https://fealq.org.br/informacoes-do-evento/?id=896

PROGRAMA

27/07 – 08h às 18h24

– Uso da terra no Brasil e o papel do melhoramento florestal clássico;
– Oferta e demanda de sementes de espécies florestais nativas e exóticas;
– Bases genéticas de hereditariedade e da variabilidade;
– Estratégias de melhoramento: população base, seleção individual, população selecionada, recombinação (produção de sementes).

28/07 – 08h às 18h

– Estimativas de ganhos genéticos em função dos diferentes métodos de produção de sementes florestais.

29/07 – 08h às 18h

– Visitas à Estação Experimental de Itatinga:
– Seleção de espécie/procedências;
– Seleção fenotípica/genética individual;
– Área de coleta de sementes;
– Área de produção de sementes;
– Pomar clonal de sementes (PCS).

Obs.: A aula de campo será ministrada na Estação Experimental de Itatinga. O deslocamento entre Piracicaba/Itatinga (150km de distância) será realizado com micro-ônibus fretado pela coordenação, com saída às 07h e retorno às 20h.

30/07 – 08h às 18h

– Trabalho em equipe: elaboração de uma proposta estratégica de melhoramento para uma espécie florestal a ser escolhida pela equipe.

31/07 – 08h às 18h

– Avaliação final: apresentação e avaliação das propostas de estratégias de melhoramento.
– Encerramento