Sala de Imprensa

Simpósio Madeira & Construção: a madeira como material construtivo do futuro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Evento promovido pela Apre reuniu especialistas de diferentes partes do Brasil

Para discutir o futuro da construção sustentável e mostrar os benefícios do uso da madeira como matéria-prima, a Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre) organizou, em parceria com as universidades federal e tecnológica do Paraná, o 4º Simpósio Madeira & Construção, nos dias 20 e 21 de setembro, no auditório do Centro de Ciências Florestais e da Madeira (Cifloma), no campus Jardim Botânico da Universidade Federal do Paraná. A cerimônia de abertura, que aconteceu na manhã do dia 20, reuniu diversas autoridades e especialistas no tema, bem como estudantes e profissionais de Arquitetura e Engenharia.

De acordo com Ailson Loper, gerente executivo da Apre, o grupo trabalhou incansavelmente para trazer para o Simpósio o que existe de mais inovador e moderno e o que está sendo utilizado no Brasil em termos de madeira. Entre as discussões, os componentes construtivos em madeira e as madeiras engenheiradas, que são chamadas do material do futuro.

“Durante a organização do evento, sempre nos perguntamos se o mundo inteiro está errado em construir com madeira ou se o Brasil é que está errado por não popularizar esse material. Olhando para o mercado, sabemos que temos um longo caminho a seguir neste tema. E a pergunta que procuramos responder é: por que a madeira, conhecida pelos franceses como biomaterial, não é integrante da nossa cultura construtiva? Os imigrantes trouxeram essa cultura. Onde isso se perdeu? Queremos resgatar essa cultura. A cada encontro, encontramos mais e mais pessoas interessadas, e percebemos que o tema está cada vez mais em alta dentro da academia. Precisamos utilizar mais esse material fantástico, que é usado em larga escala no mundo inteiro, e que é excelente para o contexto ambiental que estamos vivendo. Trouxemos muita informação para o debate e queremos estimular a troca de ideias”, declarou.

Além do gerente executivo da Apre, o professor Dimas Agostinho, da UFPR, também esteve presente na abertura e destacou que o Simpósio tem que fazer parte de uma agenda permanente pela rica discussão que proporciona aos profissionais e estudantes. Segundo ele, um dos grandes problemas do setor é investir em inovação.

“Precisamos de novos produtos inovadores. Precisamos buscar a renovação para o uso da madeira na construção civil, mostrando que trata-se de um recurso sustentável e moderno. Também devemos aproveitar a nossa capacidade de produzir madeira, já que temos uma das melhores silviculturas do mundo. Temos um casamento perfeito: capacidade de produzir e manejar florestas e pessoas que têm grande habilidade e competências para empregar o recurso florestal como um todo”, garantiu.

Ainda durante a abertura, Andrea Berriel, professora e chefe do departamento de arquitetura e urbanismo da UFPR, lembrou que a madeira ainda enfrenta muita resistência por parte dos consumidores e, por isso, o Simpósio é tão importante, porque reúne todas as pessoas que pensam em madeira para falar sobre o assunto. “Pessoas que estão sempre pensando em madeira estão aqui. Antigamente tínhamos somente o Encontro Brasileiro em Madeiras e Estruturas de em Madeira (Ebramem), organizado pelo Instituto Brasileiro da Madeira (Ibramem) para nos reunirmos. Hoje temos o Simpósio, que é muito importante. Tenho certeza que o Brasil pode ser muito melhor se investirmos na madeira”, reforçou.

Para encerrar a cerimônia e dar início aos trabalhos do 4º Simpósio Madeira & Construção, a professora e vice-reitora da UFPR, Graciela Bolzón de Muniz destacou a parceria entre os engenheiros e arquitetos para discutir o uso da madeira na construção civil. Na avaliação dela, um dos caminhos para tornar essa matéria-prima mais popular é trabalhar cada vez mais a interdisciplinaridade para quebrar os mitos que envolvem a madeira, como o de que casa de madeira é de má qualidade.

“A madeira tem excelente capacidade e grandes características, mas muitos não conhecem bem o material. Por isso, precisamos estimular o conhecimento para que a madeira seja utilizada corretamente. Outro problema é que nos falta inovação. Plantamos muito, mas quase tudo acaba destinado aos mercados de celulose e papel. Temos que pensar em inovação, que tem que permear todas as áreas do conhecimento. A madeira é durável, é sustentável. Temos a obrigação de trabalhar para que os profissionais usem corretamente esse material”, completou.

Assessoria de Imprensa Apre – Interact Comunicação