Sala de Imprensa

Setor de floresta plantada do Paraná defende Código Florestal

Para associação que representa o segmento, projeto de lei que pretende reduzir áreas de reserva legal seria um retrocesso
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

A Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre), que representa empresas com plantios florestais no Estado, tem se posicionado contra uma possível mudança no Código Florestal Brasileiro, que reduziria as áreas de reserva legal de propriedades rurais. O texto, aprovado em 2012, determina que esse tipo de área, cujo percentual varia de 20% a 80%, não pode ser desmatado. A proposta não mudaria nas áreas de preservação permanente, como encostas de morros e nascentes de água.

Na avaliação da entidade, ainda é preciso avançar na implementação de uma série de mecanismos do Código Florestal, amplamente discutido pela sociedade. “É preciso colocar em prática o Código e não mudá-lo agora, quando grande parte dos produtores rurais, inclusive, já aderiu a questões como Cadastro Ambiental Rural”, afirma o presidente da Apre, Álvaro Scheffer Junior.

Signatário do Acordo de Paris sobre mudanças climáticas, o Brasil assumiu o compromisso de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 43% até 2030. Com as sugestões apresentadas no projeto essa contribuição para atingir a meta estará comprometida.

Setor que preserva

As empresas com florestas plantadas estão entre as que mais conservam áreas nativas no país, seja por meio de iniciativas voluntárias de conservação ambiental ou pelo cumprimento da legislação. A constatação aparece no Estudo Setorial de Florestas Plantadas, produzido pela Apre.

Segundo o presidente da Apre, o setor de base florestal plantada no Paraná trabalha diariamente para ajudar a proteger a biodiversidade, o solo, os mananciais e demais recursos hídricos a partir da preservação de recursos florestais nativos, o que faz com que os processos ecológicos essenciais dos ecossistemas existentes no Estado sejam mantidos. As empresas que possuem plantios florestais mantêm, atualmente, entre 700 e 750 mil hectares com ecossistemas florestais nativos no Estado, e somente as associadas à Apre contribuem com aproximadamente 390 mil hectares, pouco acima de 50% do total em terras sob sua propriedade e 90% em relação à área plantada. Nessas empresas, para cada 100 hectares de florestas plantadas, mais 90 hectares são de áreas de conversação.

“A participação das nossas associadas na manutenção dos recursos florestais nativos e de sua biodiversidade no Paraná é bastante significativa. Por isso, é importante evidenciar a contribuição ambiental das associadas à Apre, principalmente por APP (Área de Preservação Permanente) e RL (Reserva Legal), o que configura um dos maiores ativos de conservação privados do Estado do Paraná”, destaca Scheffer Junior.