Sala de Imprensa

Reunião das associadas estaduais da Ibá acontece na sede da Apre

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

As associadas estaduais se reuniram esta semana na sede da Associação Paranaense de Empresas de Base florestal (Apre), em Curitiba, para alinhamento prévio e sugestões de encaminhamento dos temas pautados na câmara setorial de florestas plantadas do MAPA.

Compartilhada pela Associação Mineira da Indústria Florestal (Amif) a dificuldade enfrentada  em relação à cobrança de ICMS da madeira em pé, pois segundo o entendimento do governo estadual a floresta com destinação comercial é bem móvel por antecipação, sendo assim é passível de cobrança do imposto. A situação tem gerado um passivo grande para as empresas que têm comercializado madeira no Estado. A Amif está articulando com o governo para chegar a um acordo entre as parte e sugeriu que as demais associadas acompanhem o tema em seus respectivos estados.

Reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Florestas Plantadas

Realizada no Congresso Mundial da IUFRO, a 44ª reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Florestas Plantadas. Em relação ao PlantarFlorestas, foi sugerido pelos membros que o presidente da câmara seja o coordenador do Grupo de Trabalho de implementação do plano. Além disso, a atualização do plano deve ser pauta constante das próximas reuniões.

Solicitado que a câmara atue junto à câmara setorial de insumos agropecuários para o registro de  defensivos para  culturas florestais consideradas de  suporte fitossanitário insuficiente (minor crops) como  teca, mogno africano, paricá, cedro australiano, entre outras.

Apresentado pelo advogado Aldo De Cresci, representando o senador Irajá Abreu, o racional da construção PL 2963/19, terras para mais empregos e mais alimentos (nova abordagem do tema terra para estrangeiros), que visa trazer mais segurança jurídica para os investimentos no País. Recentemente, o relator, senador Rodrigo Pacheco (DEM/MG), apresentou relatório favorável ao projeto com 16  emendas de sua autoria. Segundo De Cresci, as emendas foram apenas de ordem técnica, não alterando assim o conteúdo do PL.

Aprovada a solicitação da  PROMAT (Associação das Empresas Produtoras de Madeira Tratada) de se tornar membro.

Fonte: Ibá