Sala de Imprensa

Propriedades rurais podem aproveitar versatilidade da madeira tratada

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Pesquisas têm desenvolvido opções de tratamento práticas e eficazes, sem impactos ambientais e à saúde

O pesquisador Washington Magalhães, da Embrapa Florestas, abordou o tema “Preservação de madeira na propriedade rural” no 6º Workshop Embrapa Florestas/Apre. O pesquisador apontou a matéria-prima de base florestal como altamente versátil: “precisamos desfazer alguns preconceitos em relação ao uso de madeira”, afirma o pesquisador. “Em incêndios de grandes dimensões, por exemplo, a madeira é mais resistente que o aço”, exemplificou.

A biodegradabilidade do material é uma questão a ser considerada, dependendo do tipo de produto que se quer trabalhar. É o caso do uso de madeiras em propriedades rurais. Magalhães pontuou que o item mais importante é o tratamento da madeira, para mudar sua forma de degradação e, assim, dar mais longevidade ao material. No entanto, diversos cuidados devem ser tomados e o Brasil possui uma legislação bastante restritiva aos tipos de produtos que podem ser utilizados.

Nesse contexto, a pesquisa científica tem trabalhado para oferecer opções de tratamento práticas e eficazes, sem impactos ambientais e à saúde. Um deles é a melhoria no método de substituição de seiva. “Quando comparamos o custo por ano de serviço da madeira tratada com a não tratada, a tratada custa praticamente metade do preço. Isso é um grande diferencial ao produtor”, analisa Magalhães.

Estudos indicam que a receita ideal substitui o tempo de imersão do produto como indicador para a análise de quanto de produto entrou na madeira. “Precisamos levar em consideração locais úmidos, por exemplo, em que o tempo de absorção é diferente do que em locais secos”, pondera o pesquisador. “A utilização da madeira devidamente tratada com preservativos não apresenta riscos à saúde do homem e animais. Entretanto, o preservativo é formulado com compostos tóxicos e, portanto, deve ser manuseado com os mesmos cuidados que se dispensam aos inseticidas e fungicidas. As normas a serem seguidas no seu manuseio são aquelas normalmente observadas para outros produtos tóxicos”, orienta.

O uso de madeira tratada, segundo o pesquisador, passa ainda por alguns desafios, como o baixo conhecimento de suas possibilidades pela sociedade, a necessidade de tratamentos tanto industriais como práticas mais “limpas” e o descarte das madeiras tratadas: “a madeira tratada não deve ser queimada em fogueiras, lareiras, fogões, churrasqueiras ou fornalhas. Quando necessário, deve ser queimada em incineradores especiais, de acordo com as normas estaduais e federais”.

Fonte: Assessoria de Comunicação Embrapa – Kátia Pichelli