Sala de Imprensa

Pesquisadores criam madeira mais resistente que aço

Estudo que desenvolveu a super madeira foi realizado por engenheiros de uma universidade americana
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Uma madeira quase 12 vezes mais forte e 10 vezes mais resistente que a madeira natural. Um novo produto que pode substituir o aço. Este foi o resultado de um estudo  publicado no mês de fevereiro na revista Nature, uma das mais conceituadas na área da ciência.

A “super” madeira foi criada por engenheiros da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos. Ela é mais forte que o aço, seis vezes menos densa e precisa receber 10 vezes mais energia para sofrer fraturas, em relação à madeira natural. A madeira mais resistente também pode ser moldada durante seu processo de fabricação.

Por essas características, a nova madeira pode competir diretamente com o aço e as ligas de titânio, com custos menores. Outro fator que influencia neste contexto é o menor impacto ambiental na comparação com outros produtos.

 

Os pesquisadores usaram um processo de dois passos para chegar à “super madeira”. A equipe removeu parcialmente a lignina e a hemicelulose da madeira natural, por meio da ebulição em uma mistura de hidróxido de sódio e sulfato de sódio.

Posteriormente, o material passou por um processamento quente. Isso fez com que houvesse um total colapso das paredes celulares e uma densificação da madeira com nanofibras de celulose alinhadas. O estudo mostrou que o produto mais resistente pode ser criado a partir de vários tipos de madeira.

Resistência

Os pesquisadores da Universidade de Maryland testaram o material com tiros de projéteis de aço, similares a balas de revólver. Os projéteis atravessaram a madeira natural, mas ficaram retidos até a metade quando disparados contra a madeira tratada. “A supermadeira é tão forte quanto o aço, mas seis vezes mais leve”, diz Hu.

O tratamento funcionou nos testes realizados em três tipos de madeira dura (tília, carvalho e álamo) e outros três de madeira mais leve (cedro e pinheiro). Ao adensar madeiras mais leves, será possível diversificar seu uso, explica o pesquisador.

“Madeiras leves como o pinheiro, que crescem rapidamente e são mais ecologicamente corretas, podem substituir florestas mais densas porém de crescimento mais lento, como a teca, (para fabricação de) móveis ou edificações”, diz Hu.

Questionado sobre essa tecnologia estimular o desmatamento, Hu argumenta que “a madeira densificada pode ser usada por mais tempo, e por isso não resultará na destruição de florestas”.

Agora, os pesquisadores estão em busca de aplicações para a nova tecnologia, e uma startup universitária foi criada para comercializar a técnica.

Fonte: Portal Madeira e Construção com informações da Nature