Pinus. Foto: Berneck.

Sala de Imprensa

Notícias

Oficinas possibilitam prática de construções sustentáveis

Três temas foram trabalhados durante programação do Simpósio Madeira & Construção

A programação do 4º Simpósio Madeira & Construção contou, além das palestras, com três oficinas: telhado verde, casas em wood frame e encaixes de madeira. Mais de 60 pessoas, entre professores, estudantes e profissionais, participaram dos encontros, que aconteceram na parte da tarde do dia 20 de setembro. De acordo com a coordenadora Janice Bernardo, os encontros foram um sucesso e estimularam a troca de experiências entre os participantes.

As duas primeiras foram realizadas no campus Jardim Botânico, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Na oficina de telhado verde, primeiro os participantes puderam acompanhar uma abordagem teórica, que apresentou os princípios básicos, tipos de telhados verdes, os benefícios, as recomendações construtivas para instalação e as tipologias. Em seguida eles partiram para a parte prática de montagem, utilizando madeira doada pela Berneck. O terceiro passo foi a instalação das mantas e a parte da estrutura para fixação do telhado.

“A montagem do telhado foi algo muito interessante, e os participantes puderam, além de aprender a parte técnica, também participar da parte criativa, definindo desenho, paisagismo etc”, destacou Janice.

Outra oficina bastante movimentada foi a de casas em wood frame, que foi ministrada por profissionais da Tecverde, com materiais doados pela própria empresa. Segundo a coordenadora das oficinas, os frames e módulos já vieram cortados. Assim como na oficina de Telhado Verde, houve a parte inicial teórica e, então, os participantes seguiram para a parte de execução. Os presentes foram divididos em grupos e cada grupo recebeu uma parte do projeto para executar, para que, assim, todos pudessem compreender o sistema e como funciona cada frame. Depois da parte de execução, a casa foi pré-montada no pátio.

“Foi um trabalho bastante ágil e, por isso, os alunos conseguiram elevar as laterais e fazer pré-montagem. O mais importante é que os participantes puderam perceber que o sistema wood frame é rápido, eficiente, limpo e seco”, avaliou.

Por fim, a última oficina – Encaixes de madeira – foi ministrada pelo arquiteto Alan Dias, que apresentou uma parte teórica de cálculo e encaixes para, depois, seguir para a prática, executando dois tipos diferentes. Além disso, Dias apresentou encaixes orientais japoneses, algo que o engenheiro tem estudado. O material utilizado nesta oficina também foi doado pela Berneck.

“Temos um sentimento de missão cumprida quando pensamos nos resultados das três oficinas. É gratificante ver os alunos em contato com a prática. Acompanhar o dia a dia do trabalho e ver como uma obra é projetada e executada são experiências muito interessantes, porque, assim, eles podem entender melhor o processo como um todo. A experiência da prática traz um ganho de conhecimento e base para os projetos. Tanto o Simpósio Madeira & Construção como as oficinas foram muito positivos. A experiência é muito rica para todos, desde os organizadores até os participantes. A interação da área acadêmica com as empresas  também é algo que merece destaque. Estamos conseguindo firmar mais essa parceria. A relação entre a academia, os profissionais e os estudantes a cada ano está se intensificando, o que é muito gratificante”, completou Janice.

Benefício social

A casa de brinquedos construída na oficina de Wood frame vai ser doada ao projeto Manancial, uma instituição educacional sem fins lucrativos de caráter humanitário, beneficente e de assistência social que realiza atividades socioeducativas com crianças de cinco a 14 anos em Piraquara. Cerca de 60 crianças são atendidas no contra turno escolar nas terças e quintas e aproximadamente 40 crianças visitam o projeto aos sábados, com a escolinha de futebol.

O Projeto Manancial realiza suas atividades com base em três núcleos: arte e cultura; esportes e recreação; e formação ética, cidadã e de valores.