Pinus. Foto: Berneck.

Sala de Imprensa

Notícias

Objetivos de desenvolvimento sustentável: o que o setor privado precisa saber

Especialistas vão apresentar os benefícios para as organizações que adotam os 17 pontos pactuados pelas Nações Unidas

No dia 8 de novembro, a partir das 8h30, a coordenadora de Sustentabilidade e Comunicação da Presidência do ISAE – Escola de Negócios e vice-coordenadora do Conselho de Sustentabilidade da Associação Comercial do Paraná (ACP), Gabriella Pita, e o publicitário Gustavo Loiola apresentarão a empresários e profissionais de Curitiba (PR) os benefícios da implementação nas empresas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Organizações das Nações Unidas (ONU), que priorizam a redução das desigualdades sociais e a preservação dos recursos naturais do planeta.

Desde 2015, os Estados-membros das Nações Unidas estabeleceram uma agenda que visa o desenvolvimento sustentável até 2030. Ao Pacto Global consolida 17 ODS e 169 metas, que pretendem garantir o desenvolvimento sustentável, aquele que consegue atender às necessidades da geração atual sem comprometer a existência das gerações futuras.

O evento, gratuito, é uma iniciativa da De Paola & Panasolo Sociedade de Advogados, Roadimex Ambiental, Câmara Brasil-Alemanha, Associação Comercial do Paraná (ACP), ISAE Escola de Negócios, Portal Madeira e Construção e Conselho de Ação para Sustentabilidade Empresarial (CASEM).

Para o advogado e sócio do De Paola & Panasolo Sociedade de Advogados, Alessandro Panasolo, o objetivo do evento é contribuir para a discussão dos impactos positivos que a adesão aos ODS pode gerar para o setor privado. “Adotar uma postura ética, de respeito às normas e regras estabelecidas faz parte das obrigações de qualquer empresa. No entanto, implantar medidas que possam contribuir para transformações mais profundas da sociedade é um novo desafio”, avalia o advogado. O próprio escritório tem implantado medidas que passam pelo empoderamento das mulheres (ODS 5), produção de energia limpa (ODS 7), conservação de áreas verdes (ODS 11), promoção e apoio a iniciativas que discutam o tema sustentabilidade (ODS 17) e já está em andamento com o processo de assinatura do Pacto Global da ONU.

Outro apoiador do evento, o Portal Madeira e Construção defende a crença de que é preciso tornar as cidades ambientes melhores para as pessoas viverem, construindo moradias, espaços de trabalho e equipamentos urbanos mais saudáveis para o planeta, além de defender um menor impacto ambiental com o uso da madeira, diminuindo assim a emissão de gases de efeito estufa e gerando menos resíduos em todo o processo produtivo. O pilar está alinhado ao ODS número 11, que foca em tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis e tem como metas, até 2030, reduzir o impacto ambiental negativo per capita das cidades, inclusive prestando especial atenção à qualidade do ar e gestão de resíduos municipais; aumentar substancialmente o número de cidades que implementem políticas e planos integrados para a inclusão, a eficiência dos recursos, mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

Para participar da palestra, basta fazer a inscrição por e-mail: contato@dpadv.com.br ou ahkparana@ahkbrasil.com.

Confira quais são os 17 ODS:

  1. Erradicação da pobreza
  2. Fome Zero e Agricultura Sustentável
  3. Saúde e Bem-Estar
  4. Educação de Qualidade
  5. Igualdade de Gênero
  6. Água potável e saneamento
  7. Energia acessível e limpa
  8. Trabalho decente e crescimento econômico
  9. Indústria, Inovação e Infraestrutura
  10. Redução das desigualdades
  11. Cidades e Comunidades sustentáveis
  12. Consumo e Produção
  13. Ação contra a mudança global do clima
  14. Vida na água
  15. Vida terrestre
  16. Paz, Justiça e instituições eficazes
  17. Parcerias e meios de implementação

 

Serviço:
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: benefícios da implementação nas empresas
Data: 08 de novembro
Horário: 8h30
Local: De Paola & Panasolo Sociedade de Advogados – auditório
Rua Jaime Balão. 331 – Hugo Lange – Curitiba (PR)
Inscrições gratuitas pelo e-mail: contato@dpadv.com.br ou ahkparana@ahkbrasil.com
Informações: 41 3223-4059

Fonte: Portal Madeira e Construção