Sala de Imprensa

Objetivos de desenvolvimento sustentável: o que o setor privado precisa saber

Especialistas vão apresentar os benefícios para as organizações que adotam os 17 pontos pactuados pelas Nações Unidas
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

No dia 8 de novembro, a partir das 8h30, a coordenadora de Sustentabilidade e Comunicação da Presidência do ISAE – Escola de Negócios e vice-coordenadora do Conselho de Sustentabilidade da Associação Comercial do Paraná (ACP), Gabriella Pita, e o publicitário Gustavo Loiola apresentarão a empresários e profissionais de Curitiba (PR) os benefícios da implementação nas empresas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Organizações das Nações Unidas (ONU), que priorizam a redução das desigualdades sociais e a preservação dos recursos naturais do planeta.

Desde 2015, os Estados-membros das Nações Unidas estabeleceram uma agenda que visa o desenvolvimento sustentável até 2030. Ao Pacto Global consolida 17 ODS e 169 metas, que pretendem garantir o desenvolvimento sustentável, aquele que consegue atender às necessidades da geração atual sem comprometer a existência das gerações futuras.

O evento, gratuito, é uma iniciativa da De Paola & Panasolo Sociedade de Advogados, Roadimex Ambiental, Câmara Brasil-Alemanha, Associação Comercial do Paraná (ACP), ISAE Escola de Negócios, Portal Madeira e Construção e Conselho de Ação para Sustentabilidade Empresarial (CASEM).

Para o advogado e sócio do De Paola & Panasolo Sociedade de Advogados, Alessandro Panasolo, o objetivo do evento é contribuir para a discussão dos impactos positivos que a adesão aos ODS pode gerar para o setor privado. “Adotar uma postura ética, de respeito às normas e regras estabelecidas faz parte das obrigações de qualquer empresa. No entanto, implantar medidas que possam contribuir para transformações mais profundas da sociedade é um novo desafio”, avalia o advogado. O próprio escritório tem implantado medidas que passam pelo empoderamento das mulheres (ODS 5), produção de energia limpa (ODS 7), conservação de áreas verdes (ODS 11), promoção e apoio a iniciativas que discutam o tema sustentabilidade (ODS 17) e já está em andamento com o processo de assinatura do Pacto Global da ONU.

Outro apoiador do evento, o Portal Madeira e Construção defende a crença de que é preciso tornar as cidades ambientes melhores para as pessoas viverem, construindo moradias, espaços de trabalho e equipamentos urbanos mais saudáveis para o planeta, além de defender um menor impacto ambiental com o uso da madeira, diminuindo assim a emissão de gases de efeito estufa e gerando menos resíduos em todo o processo produtivo. O pilar está alinhado ao ODS número 11, que foca em tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis e tem como metas, até 2030, reduzir o impacto ambiental negativo per capita das cidades, inclusive prestando especial atenção à qualidade do ar e gestão de resíduos municipais; aumentar substancialmente o número de cidades que implementem políticas e planos integrados para a inclusão, a eficiência dos recursos, mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

Para participar da palestra, basta fazer a inscrição por e-mail: contato@dpadv.com.br ou ahkparana@ahkbrasil.com.

Confira quais são os 17 ODS:

  1. Erradicação da pobreza
  2. Fome Zero e Agricultura Sustentável
  3. Saúde e Bem-Estar
  4. Educação de Qualidade
  5. Igualdade de Gênero
  6. Água potável e saneamento
  7. Energia acessível e limpa
  8. Trabalho decente e crescimento econômico
  9. Indústria, Inovação e Infraestrutura
  10. Redução das desigualdades
  11. Cidades e Comunidades sustentáveis
  12. Consumo e Produção
  13. Ação contra a mudança global do clima
  14. Vida na água
  15. Vida terrestre
  16. Paz, Justiça e instituições eficazes
  17. Parcerias e meios de implementação

 

Serviço:
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: benefícios da implementação nas empresas
Data: 08 de novembro
Horário: 8h30
Local: De Paola & Panasolo Sociedade de Advogados – auditório
Rua Jaime Balão. 331 – Hugo Lange – Curitiba (PR)
Inscrições gratuitas pelo e-mail: contato@dpadv.com.br ou ahkparana@ahkbrasil.com
Informações: 41 3223-4059

Fonte: Portal Madeira e Construção