Pinus. Foto: Berneck.

Sala de Imprensa

Notícias

Inovação, desenvolvimento e produtividade serão foco do 5º Workshop Apre/Embrapa

Inscrições para o evento, que será realizado dias 5 e 6 de julho, estão abertas

Como se preparar para o futuro? Quais as tendências na área de tecnologia e gestão para o setor de florestas plantadas? Com esse olhar, a Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre) e a Embrapa Florestas promovem nos dias 5 e 6 de julho, a quinta edição do Workshop, que este ano terá como tema “Tecnologia de precisão –o futuro para as empresas florestais – inovação, desenvolvimento e produtividade”. O encontro será na sede da Embrapa Florestas, em Colombo (PR).
Entre os palestrantes, estará o escritore consultor Celso Foelkel, que tem 47 anos de experiência nas mais diversas áreas do setor florestal, tendo atuado com gestão, tecnologia e ambiência. O convidado vai falar sobre “Perspectivas e modelos para a indústria florestal do futuro”, dentre as quais a necessidade das empresas explorarem melhor os resíduos provenientes da floresta.
“A indústria de base florestal sempre se apoiou na eficiência, no crescimento da indústria, no aumento de escala de produção. A tentativa inicialdas empresas é queimar os resíduos e gerar energia, mas esse é um uso pouco nobre de algo que poderia ser mais bemutilizado. Já há a tentativa do setor de papel e celulose de gerar outros produtos de maior valor agregado para a indústria química ou energética, por exemplo”, explica Foelkel, que pretende, durante o evento, discutir novosmodelos que já estão sendo empregados no Brasil e no mundo.
Quem estiver em busca de conhecimento acerca das novidades para aperfeiçoar a gestão dos plantios florestais vai encontrar no evento informações sobre o uso dedrones para levantamento e inspeção no campo; sobre tecnologias para monitorar e mensurar os ativos florestais; e sobre softwares que simulam em larga escala o manejo florestal de precisão.
Na área da gestão, especialistas irão falar sobre inovação, valor da madeira nas operações, planejamento estratégico com restrições operacionais e espaciais, sistemas integrados e solução web para otimização de investimentos, planejamento de ativos e suprimento de madeira no longo prazo.
Também estarãem pauta discussões acerca da inovação da produção de mudas, com a participação da pesquisadora da Embrapa Florestas, Juliana DegenhardtGoldbach; e a possibilidade a implantação de estratégias com a utilização de tecnologias de manejo de precisão para gerar ganhos econômicos do ativo florestal.

Serviço
5º WorkShopApre/Embrapa
Tema: “Tecnologia de precisão –o futuro para as empresas florestais – inovação, desenvolvimento e produtividade”
Data: 05 e 06 de julho de 2017
Local: Embrapa Florestas – Estrada da Ribeira, km 111 – Colombo (PR)
Inscrições: www.embrapa.br/florestas/busca-de-eventos/5o-worshop-embrapa-apre

Fonte: Assessoria de Imprensa Apre