Sala de Imprensa

Exportações de produtos florestais caem 10% durante a Pandemia

Para o Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal, os impactos vão superar os números levantados até agora
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

As exportações de produtos de madeiras registraram queda de 10% nos primeiros cinco meses deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), analisados pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), mostram que a receita movimentada pelo país passou de US$ 1,276 bilhão para US$ 1,158 bilhão. Para o Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF), na prática, os impactos vão superar os números até agora levantados e alguns produtores vão precisar de apoio formal para manter suas empresas ativas

Segundo o FNBF, o comércio internacional começou a declinar ainda em janeiro, antes mesmo da Covid-19 ser considerada uma Pandemia e atingir os principais mercados como Europa e Estados Unidos, com exceção da China, onde ocorreram os primeiros registros da doença. Além da menor demanda, a paralisação de algumas indústrias, o isolamento social e a suspensão do Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor) contribuíram para um prejuízo ainda maior.

Empresários e produtores de madeira ainda estão calculando os prejuízos da Pandemia, que deverão ser maiores do que os 10% até então apontados nos levantamentos. O produtor e industriário Fernando Passos, de Alta Floresta, em Mato Grosso, explica que até março as vendas tiveram comportamento normal em sua empresa, mas que em abril e maio a paralisação foi total. “Por enquanto o impacto foi de 100% de redução para os meses de abril e maio. Começamos a retomada em junho ainda sem saber a dimensão do impacto, mas haverá uma redução de pelo menos 50% em termos de volume, talvez mais”, afirma. Fernando exporta produtos derivados de teca para países como França e Índia, sendo que o país asiático compra mais de 90% de sua produção.

O empresário Xavier Barrazza, que compra madeira nativa de projetos de manejo em Mato Grosso, Rondônia e Acre e exporta para os mercados europeu e asiático, precisou reduzir os preços para segurar os contratos com os clientes. “Para reanimar a confiança dos importadores e liberar os embarques da madeira pronta nos portos brasileiros tivemos que ajudar abaixando os preços de venda em dólares. O real tendo caído bastante, foi uma solução eficiente e econômica”, explica Barrazza.

Com isso, a empresa de Xavier Barrazza conseguiu suspender as vendas, e não cancelar. Além disso, ele acredita que com a chegada das férias de verão e a limitação para viagens, muitas famílias vão investir em reformas para melhorar o conforto dentro de casa.

Na empresa de Sérgio Amed, no Amazonas, os clientes que mantiveram as compras, mas reduziram o volume. De acordo com o empresário, os Estados Unidos foram os únicos a manterem a demanda, porém os mercados europeu e chinês estão mais fracos. “O comércio de decks para os Estados Unidos se manteve forte, mas a venda de madeira serrada está menor”.

O presidente do FNBF, Frank Rogieri de Souza Almeida, afirma que apesar do impacto econômico da Pandemia ser inevitável, algumas medidas que poderiam amenizar a crise para o setor não foram efetivadas. “O setor madeira florestal legalizado é um dos principais geradores de emprego e renda na região norte do país e, diferentemente do que é divulgado, um importante aliado para a preservação da floresta. Mas faltam políticas públicas para atender nossas demandas, como linhas de crédito adequadas à nossa realidade”.

Fonte: Floresta S/A – Canal Rural