Sala de Imprensa

Emenda parlamentar prevê recursos para melhoramento de pínus

Proposta foi feita pelo Deputado Sérgio Souza
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Foi aprovada na última semana Emenda Parlamentar no valor de R$250 mil destinada à execução do projeto de pesquisa de melhoramento genético de pínus, conduzido pela Embrapa Florestas. A Emenda foi proposta pelo Deputado Sérgio Souza e não há previsão de data para o repasse do recurso.

Segundo o Chefe-Geral, Edson Tadeu Iede, as emendas contribuem para melhorar a infraestrutura da Unidade. “Nesta hora de crise, as emendas atenuam a pressão sobre nosso orçamento, visto que são independentes do teto estabelecido para a Unidade. Tentamos também outras três emendas -para erva-mate, manejo florestal de nativas e outra para pínus -que não tiveram sucesso”, complementa Iede.  

No total, a Embrapa foi contemplada com emendas parlamentares individuais no valor total de R$ 7,4 milhões para o orçamento de 2018. 

Sobre o Projeto Cooperativo de Melhoramento de Pinus

O Projeto Cooperativo de Melhoramento de Pinus (PCMP) tem o objetivo de viabilizar o desenvolvimento de materiais genéticos melhorados de pínus, incluindo híbridos específicos para o atendimento das crescentes demandas por matéria-prima de alta qualidade e de maior eficiência produtiva.

O PCMP é uma iniciativa conjunta da Embrapa Florestas, da Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR), da Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE) e de empresas privadas de base florestal. Por meio do PCMP pretende-se resgatar os materiais genéticos introduzidos pela Embrapa e por outras instituições, além de importar outros para o enriquecimento do acervo genético do setor florestal brasileiro. Com isso, as sementes e clones de pínus geneticamente melhorados poderão ter uma base genética mais ampla assegurando o potencial de melhoramento genético por várias gerações.

Além de desenvolver germoplasma mais produtivo e de melhor qualidade, o PCMP possibilita às empresas associadas o acesso aos materiais genéticos obtidos no programa de pesquisas da Embrapa, àqueles resgatados das bases físicas das empresas associadas e via parcerias com instituições como o Instituto Florestal de São Paulo, o Instituto Chico Mendes e outras. Serão, também, introduzidos materiais genéticos por meio de importações e intercâmbios com instituições dos Estados Unidos, Austrália, África do Sul, Zimbabwe, Argentina, Uruguai e outros.

Fonte: Embrapa Florestas