Sala de Imprensa

Embrapa Florestas atua na realização do mapa de cobertura vegetal do Paraná

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Em junho deste ano, o Governo do Estado do Paraná publicou o novo mapeamento de uso e cobertura da terra do estado, que oferece dados atualizados sobre a vegetação do Paraná e outros tipos de uso da terra em escala 1:25.000, com suas respectivas áreas. A Embrapa Florestas colaborou, junto com outros parceiros, na concepção, planejamento e aporte de conhecimentos para a realização desses trabalhos, que iniciaram em 2013, e foram coordenados pelo então Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná – ITCG, hoje Instituto Água e Terra (IAT).

As informações geradas pelo mapeamento serão fundamentais para o monitoramento periódico e planejamento relativos a questões ambientais e socioeconômicas, permitindo, também, a tomada de decisão, conforme a capacidade de suporte ambiental, diante dos diferentes métodos empregados na produção agropecuária no estado.

O início dos trabalhos
A equipe do Laboratório de Monitoramento Ambiental da Embrapa Florestas atuou desde o começo dos trabalhos, auxiliando inicialmente na análise exploratória do comportamento da resposta espectral de alvos, que é a forma e intensidade com que os objetos na superfície da terra – p.e., solo exposto, água, vegetação – refletem a luz incidente, em diferentes comprimentos de onda. A pesquisadora Maria Augusta Doetzer Rosot, da Embrapa Florestas, conta que já existiam algumas imagens de satélite à disposição para o estudo. O então ITCG solicitou a uma equipe multi-institucional – incluindo a Embrapa – para fazer a interpretação de imagens e analisar quais  seriam mais adequadas para a realização dos trabalhos.

O conjunto de imagens do satélite WorldView 2, com 2 metros de resolução espacial, adquiridas e disponibilizadas pela Copel, foi empregado para o mapeamento da maior parte do território paranaense. Para áreas em que as imagens apresentavam muita cobertura de nuvens ou outros problemas técnicos, foram adquiridas imagens do satélite Plêiades, também com 2 metros de resolução. O desenvolvimento do sistema metodológico foi feito em parceria com técnicos do Instituto Água e Terra, da COPEL, da UFPR, da Secretaria da Agricultura do Estado e do Instituto de Desenvolvimento Rural (Emater), que  trabalharam em conjunto com o Consórcio Araucária, contratado para a execução do mapeamento.

Acuracidade temática
Além de fazer parte da comissão que atuou nas questões metodológicas e burocráticas do mapeamento, a Embrapa aportou sua expertise especialmente na definição do método de avaliação da acuracidade temática. Nessa etapa verifica-se quão próximo da realidade observada no terreno está o mapa produzido.

Para isso, foi utilizado o conjunto de procedimentos definidos no Manual de Avaliação de Acuracidade Temática, elaborado pela Embrapa com base em uma metodologia da FAO e utilizado nas Unidades de Amostra de Paisagem do Inventário Florestal Nacional (IFN-BR). “Nós achamos que seria importante que o mapeamento do Paraná usasse essa metodologia. Seguindo uma tendência adotada por organizações internacionais que se dedicam a mapeamento, os índices propostos consideram a proporção de área de cada classe mapeada, o que confere mais abrangência e robustez estatística ao método”, explica Rosot. Mais de 35 mil pontos interpretados visualmente sobre as imagens foram empregados na verificação da acuracidade temática.

Resultados e acesso ao mapeamento
Segundo informações do ITA, o mapeamento apresenta a vegetação em dois âmbitos: áreas de vegetação natural, representadas por campos, várzeas, manguezais, restingas e florestas nativas (Floresta Estacional Semi-Decidual; Floresta Ombrófila Mista; Floresta Ombrófila Densa, Aluviais, Submontana, Montana e Altomontana) e as áreas antrópicas agrícolas que englobam: pastagens; plantios florestais, incluindo espécies nativas (Araucaria angustifolia) e exóticas (Pinus spp e Eucalyptus spp) e sistemas agroflorestais; agricultura perene, incluindo frutíferas perenes (café, seringueira, banana) e agricultura anual (culturas de ciclo curto, como milho, trigo, soja, tubérculos e hortaliças). Cerca de 93% da superfície coberta por florestas nativas no Paraná encontram-se na área de domínio do Bioma Mata Atlântica.

Leia mais informações em: http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=107356
Acesse o mapa em: http://www.aen.pr.gov.br/arquivos/0806mapasedest.jpg
Acesse o estudo completo em: ftp://geo_iat:geo_iat@200.189.114.112/

Fonte: Embrapa Florestas