Sala de Imprensa

Diálogo Florestal seleciona casos de sucesso de manejo florestal em microbacias e recursos hídricos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Candidaturas devem ser enviadas até dia 03 de maio

Visando fortalecer e multiplicar ações de conservação da natureza e meio ambiente no Brasil, uma comissão avaliadora formada pelo Diálogo Florestal irá selecionar para publicação três casos de sucesso que atestem o bom manejo florestal em nível de microbacia, evidenciando o antes e o depois no que tange os recursos hídricos. Os textos dos casos vencedores serão publicados em edição especial em meio digital e disponibilizados no site do Diálogo Florestal.

Podem participar empresas, organizações e/ou proprietári@s rurais interessad@s que atuem no setor florestal e já tenham realizado inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Deve ser indicada a propriedade (ou se for o caso, mais de uma na mesma microbacia) que concorrerá.

Haverá uma premiação simbólica e lançamento durante evento do Diálogo Florestal, com ampla divulgação nas mídias sociais do Diálogo Florestal. Os vencedores deverão aceitar publicar seu nome, o texto do caso e imagens relacionadas para fins de divulgação por parte do Diálogo Florestal.

Serão selecionados três casos de sucesso considerando os seguintes critérios:

  1. Hidrológico: impactos positivos do manejo florestal nos recursos hídricos visando a conservação da água;
    Ambiental: ações de manejo florestal voltadas para a conservação de aspectos ambientais interligados com a conservação da água: conservação do solo, biodiversidade, paisagem, restauração de áreas ripárias, etc.;
  2. Social: impactos positivos das práticas de manejo florestal adotadas tendo em vista os recursos hídricos e as pessoas e comunidades à jusante (impactos sociais considerando o engajamento de partes interessadas e afetadas – vizinhos, pessoas e comunidades à montante e/ou jusante, disponibilidade de água, conflitos e equidade do uso da água);
  3. Econômicos: benefícios diretos e indiretos gerados pela adoção de boas práticas de manejo florestal considerando os recursos hídricos e a oferta de serviços ecossistêmicos (como por exemplo pagamento por serviços ambientais, redução de custos operacionais, isenção fiscal ou tributária, etc.).
    As inscrições serão aceitas até dia 03 de maio de 2019 através do endereço contato@dialogoflorestal.org.br. No site do Diálogo Florestal podem ser consultadas as informações que devem ser enviadas, acesse aqui. O resultado será divulgado no início de junho.

Fonte: Diálogo Florestal
Foto: SOS Mata Atlântica