Sala de Imprensa

Curso aborda estradas, pontes e acessos florestais

Evento acontece nos dias 17 e 18 de outubro
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

A logística para transportar madeira colhida na floresta até a serraria ou fábrica que a utilizarão como matéria-prima é decisiva na viabilidade econômica do negócio. Viagens curtas e fácil acesso aos módulos florestais deixam a operação mais econômica, rápida e eficiente. Com essa ideia a Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR) está organizando um curso sobre estradas, pontes e acessos florestais. “É uma grande demanda entre nossos associados e também pelo mercado em geral. Queremos apresentar algumas soluções que possam deixar as operações mais eficazes. A chegada até os módulos de corte prevendo o melhor trajeto para o transporte da carga em área de floresta. Como superar obstáculos físicos, como rios ou córregos”, explica o diretor executivo da ACR e engenheiro florestal, Mauro Murara Jr.

A programação está marcada para os dias 17 e 18 deste mês, em Ponte Alta do Norte (SC), na fazenda da FRP Florestal, empresa associada à ACR. O curso envolve considerações gerais sobre sistemas viários; conceitos e abrangências das estradas florestais; planejamento e anteprojeto, projeto e implantação; construção de estradas, pontes e outras obras de arte; além de manutenção viária. Os conteúdos serão apresentados pelo engenheiro florestal, Osmar Kretschek; engenheiro civil e doutor em engenharia de estruturas, Guilherme Stamato e pelo engenheiro civil, Fernando César Húngaro. O treinamento inclui uma dinâmica de campo para visualizar na prática toda a teoria apresentada.

As inscrições podem ser feitas através da secretaria executiva da ACR, com Bruno Ferreira nos telefones: (49) 3521- 7300 / (49) 984 110 844 ou por email: bruno@acr.org.br. As vagas são limitadas.

Fonte: ACR