Sala de Imprensa

Conselho Deliberativo da Ibá recebe embaixador Sérgio Amaral

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

O Conselho Deliberativo da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) organizou sua reunião mensal no dia 14 de julho que contou com a presença do Embaixador Sergio Amaral, até 2019 chefe de Missão Diplomática em Washington. Na ocasião, ele fez uma apresentação sobre “Os Estados Unidos às vésperas das eleições”, trazendo considerações com relação ao presente cenário norte-americano, bem como suas implicações para o Brasil e o mundo.

Sérgio Amaral afirmou que “o que era impossível há alguns meses, hoje parece possível, como uma vitória de Biden. Isso se deve aos revezes de Trump, como gestão da pandemia, gestão da economia, que era seu grande trunfo, e caminha para déficit de 5%. Além disso, o assassinato de George Floyd desencadeou manifestações em todo o País e no mundo. Com isso, Biden, que era visto como candidato pouco carismático, agora se apresenta como perfil adequado para os próximos desafios americanos, pois transparece moderação e equilíbrio para lidar com tais situações”.

Com forte conexão com a questão da sustentabilidade ao longo de sua trajetória profissional, tendo sido Secretário Executivo do MMA e membro do conselho da WWF, Sérgio Amaral falou também sobre a Amazônia, que para ele é a utopia do século 21. “No século 20, a utopia foi social, mas agora é a vez do meio ambiente e da natureza. É a proteção do futuro dos que hoje são jovens. A atual juventude europeia, por exemplo, tem com o meio ambiente uma relação quase religiosa. Nesse novo contexto, o consumidor estabelecerá normas e padrões cada vez mais exigentes. Se nada mudar, a origem amazônica será percebida quase como uma infecção, pela perspectiva desses novos consumidores, e os comerciantes não vão querer produtos “contaminados” com Amazônia em suas prateleiras”, conjecturou.

Daniel Feffer, presidente do Conselho Consultivo, agradeceu as palavras do palestrante. “Sua profunda exposição nos ajuda a entender também as tendências do comércio global e oportunidades para o Brasil de futuros acordos bilaterais”.

Após a apresentação, a pauta do conselho foi retomada e contou com fala do presidente da Suzano, Walter Schalka, que formulou breve relato sobre a reunião virtual com o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, realizada na semana passada para apresentar o manifesto do setor privado sobre a Amazônia e a política ambiental brasileira. Para ele, a união de empresas e entidades, comandadas pelo CEBDS e com atuação da Ibá, foi um importante reforço na construção de pontes propositivas entre governo e o setor empresarial, ao mesmo tempo transmitindo ao mundo que o setor privado brasileiro também se preocupa com nosso imenso patrimônio natural, de valor inestimável.

Paulo Hartung, Presidente Executivo da Ibá, acredita que essas iniciativas recentes mexeram com pedras importantes, deixando as autoridades nacionais atentas ao tema.  “Após as reuniões da semana passada, o Vice-Presidente Hamilton Mourão já se manifestou diversas vezes, sinalizando preocupação com o tema, e ontem o Ministro da Economia, Paulo Guedes, posicionou-se em evento internacional, assim como o Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que também deu uma entrevista nesse sentido”, disse.

O diretor executivo da Ibá, Embaixador José Carlos da Fonseca Jr., apresentou um resumo das principais ações recentes da entidade, que apenas durante a pandemia, realizou mais de 60 reuniões com cerca de 1 mil participantes. Também foram apresentadas duas frentes da Comunicação institucional da Ibá, a primeira com o lançamento de um novo vídeo sobre embalagem, que será tema de alguns dos posts mensais nas mídias sociais; e o segundo, sendo o trabalho conjunto com 15 entidades do setor, com vistas ao lançamento de uma campanha única de valorização de produtos de papel nos próximos três meses.

Fonte: Ibá