Sala de Imprensa

Conheça o edifício de 80 andares em madeira de Londres

Designer inglês vem ao Brasil no dia 20 de setembro para apresentar projeto durante a Semana Internacional da Madeira em Curitiba
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Um edifício de 80 pavimentos em madeira. O projeto do edifício que será construído em Londres, na Inglaterra, será uma das atrações para quem estiver em Curitiba (PR) durante a Semana Internacional da Madeira. A palestra, que será realizada na noite do dia 20 de setembro, quarta-feira, promete ser um dos pontos altos da programação, já que será a oportunidade de conhecer uma iniciativa prática de um movimento que vem ganhando força mundialmente pelo uso da madeira na construção civil.

O engenheiro e professor da Universidade de Queensland, Robert Foster, participou da equipe de design do edifício Oakwood Timber Tower e vai poder apresentar o relatório de projetos e os detalhes desse desafio. A promessa é de que esse será o edifício mais alto do mundo neste material e o segundo mais alto da capital britânica, com uma localização de destaque: bem no centro de Londres, na zona residencial do Barbican.

A realização da palestra no Brasil acontece em um momento no qual a indústria de madeira e da construção buscam soluções para alavancar o mercado interno de produtos madeireiros, associadas à necessidade de uso de sistemas construtivos mais inteligentes, que gerem menos resíduos e sejam industrializados.

As entidades promotoras do evento, Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci), há alguns anos têm atuado e liderado no Brasil a discussão sobre o tema “construções com madeira”. Além do trabalho de desenvolvimento da norma técnica para o sistema construtivo wood frame, há todo um esforço de um grupo de organizações para atuar em questões como mudança de cultura, políticas públicas e linhas de financiamento.

Assim, a promoção de eventos como esse, de acordo com as instituições, contribui para promover o debate sobre o assunto e ampliar o acesso à informação. “Um dos maiores desafios, sem dúvidas, é eliminar um erro básico de conceito de que casas de madeira são construções de baixa qualidade. Esse talvez seja o maior desafio que teremos ao longo de nossa jornada para a consolidação desse sistema no Brasil. Os exemplos aplicados em alguns dos principais países do mundo com construções em madeira, em larga escala, nos provam exatamente o contrário, pois esse é um sistema que traz soluções inovadoras e sustentáveis, economicamente viáveis, e com as garantias necessárias exigidas pelo mercado”, afirma Paulo Pupo, superintendente executivo da Abimci.

As inscrições para a palestra são gratuitas, com vagas limitadas a 250 lugares: http://www.fiepr.org.br/forum-visoes-inovacao-e-sustentabilidade-6-591-351112.shtml

Serviço:
Fórum Visões: Inovação e Sustentabilidade – arranha-céus de madeira e o futuro das construções
Data: 20 de setembro
Horário: 19h30 Campus da Indústria
Local: Av. Comendador Franco, 1341 – Curitiba (PR)

 

Fonte: Portal Madeira e Construção