Pinus. Foto: Berneck.

Sala de Imprensa

Notícias

Comissão de Estudos da ABNT avalia texto da norma para o wood frame

Trabalho avançou com aprovação do escopo

Para avaliar o trabalho realizado até o momento e para definir os primeiros conteúdos discutidos, a Comissão de Estudos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), responsável por desenvolver a norma técnica para o sistema construtivo wood frame, se reuniu, no último dia 18, em Curitiba (PR). No encontro, que contou com a participação de mais de 30 pessoas, foi aprovado o escopo da norma, que pretende contemplar edificações de até dois pavimentos. A Apre participa ativamente desta comissão e o gerente executivo da Associação, Ailson Loper, esteve presente no evento.

A Comissão de Estudos, que foi criada em 2016, definiu logo no início das discussões a montagem de um grupo de trabalho para sistematizar a força-tarefa e dar celeridade às discussões. Assim, os coordenadores de cada tema previsto na norma – projeto, execução e desempenho – puderam orientar a estruturação de cada ponto. Neste ano, a grande evolução aconteceu com relação às propostas para as partes Projeto e Execução da norma, que vai abranger questões como requisitos gerais, componentes, projetos estruturais, projetos complementares e execução, entre outros.

“Tínhamos o desafio de desenvolver este trabalho em 36 meses, quando instalamos a CE, em junho do ano passado. Para isso, foi constituído o grupo de trabalho, que deu agilidade ao processo”, explicou Euclesio Manoel Finatti, coordenador da Comissão de Estudos e vice-presidente da área técnica do Sinduscon-PR.

Na reunião, os participantes decidiram pela criação de um novo grupo específico para avaliar as informações referentes a materiais previstos para uso nesse sistema. A ideia é complementar o trabalho que vem sendo realizado. Agora, o grupo de trabalho terá até o final de abril para concluir os textos produzidos, que posteriormente serão validados pelos membros da Comissão e, então, colocados para consulta nacional.

Fonte: Assessoria de Imprensa Apre