Sala de Imprensa

Câmara Setorial de Florestas Plantadas visita Semana Internacional da Madeira para reunião

Reunião aconteceu no dia 20 de setembro
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Para aproveitar a Semana Internacional da Madeira, que aconteceu em Curitiba (PR) entre os dias 18 e 22 de setembro, a Câmara Setorial de Florestas Plantadas, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizou a 36ª reunião na capital paranaense. Para o presidente da Câmara, Walter Rezende, um dos motivos que fez o grupo trazer o encontro para Curitiba foi em reconhecimento ao potencial que o Estado tem no setor florestal.

“O Paraná é um estado que tem uma representatividade muito grande no setor florestal. No contexto nacional, temos sete milhões e 700 mil hectares de florestas plantadas. As florestas começaram pelo Sul e foram se expandindo para outros estados, mas o Paraná é pioneiro. Entretanto, temos um excedente de florestas plantadas em todo o pais de um milhão e 700 mil hectares. Nosso papel é arrumar alternativas que atendam aos interesses de cada Estado, que tem suas próprias características. A Câmara busca trazer soluções para resolver as questões florestais”, comentou.

Sobre o atual momento da Câmara Setorial de Florestas Plantadas, Rezende destacou que quando assumiu a presidência, o grupo tinha uma agenda com 30 itens, mas resolveu reduzir a lista a apenas cinco itens. Segundo ele, graças à colaboração de todos os componentes da equipe, a Câmara está conseguindo concluir conquistas importantes nesse setor.

“A primeira questão foi a geração de energia a partir da biomassa florestal. Um trabalho incansável que o grupo de trabalho e os componentes da câmara fizeram junto ao Ministério de Minas e Energia. Essa conquista já está consolidada, já foi inclusa no Plano Nacional de Desenvolvimento Energético e já teremos leilão nos dias 18 e 20 de dezembro a respeito do A-4 e A-5 da geração de energia a partir da biomassa florestal”, comentou.

Além dessa conquista, Rezende destacou também o Plano Nacional de Florestas Plantadas, que foi apresentado pelo chefe-geral da Embrapa Florestas, Edson Tadeu Iede, durante a reunião em Curitiba. Outro assunto que está sendo trabalhado pela Câmara é a aquisição de terras por estrangeiros. “Acredito que estamos atuando de maneira eficaz e conseguindo cumprir com nosso papel de representar bem o setor florestal”, avaliou.

Relação entre a Câmara e Mapa

Na avaliação de Walter Rezende, as Câmaras Setoriais foram criadas pelo Ministério como forma de resolver as pendências e levar ao ministro os assuntos pertinentes para que ele possa tomar as decisões que competem a ele.

“Temos apenas o papel de sermos colaboradores, fazendo tudo aquilo que é desejo do setor florestal para levarmos até o ministro, para que ele possa tomar providências. Estamos tentando ser competentes e colaborar com o Ministério, o que certamente contribui para as conquistas que o setor florestal está tendo”, completou.