Sala de Imprensa

Brasil será palco de discussões sobre pesquisa florestal

Congresso Mundial de Pesquisa Florestal acontece pela primeira vez na América Latina e vai discutir “Pesquisa Florestal e Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável”
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

A organização do XXV Congresso Mundial da União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal (IUFRO2019) comemora a submissão e aprovação de mais de 4.000 resumos, que serão apresentados entre sessões orais e pôsteres. Ao todo, 3.200 pesquisadores, de 114 países, submeteram trabalhos para o Congresso, que será realizado entre 29 de setembro e 05 de outubro de 2019, em Curitiba (PR).

A expectativa em relação ao número de trabalhos submetidos foi amplamente superada. Para o presidente da Comissão Organizadora do Congresso, Joberto Veloso, do Serviço Florestal Brasileiro, “a quantidade submetida e a qualidade dos resumos nos indicam que teremos um Congresso marcado por altas discussões, o que nos deixa muito satisfeitos”.

O Congresso, considerado o maior evento de pesquisa florestal do mundo, terá como tema principal “Pesquisa Florestal e Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável” e é a primeira vez que acontece na América Latina.

Durante o evento, serão realizadas 180 sessões técnicas e apresentados 4.100 resumos. Além disto, serão conduzidos 20 eventos paralelos e realizados dias de campo. O Iufro contará, também, com uma área de exposição com 150 estandes, onde será instalado o Espaço Brasil. Nesta edição, os temas são: Florestas para as pessoas; Florestas e mudanças climáticas; florestas e produtos florestais para um futuro mais verde; Biodiversidade, serviços ambientais e invasões biológicas e; Florestas, interações com solo e água.

A ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, manifestou o apoio do Ministério à realização do evento. Ela destacou, ainda, que essa é uma oportunidade de dar visibilidade às políticas e programas brasileiros, mas, também, irá promover a pesquisa e o setor florestal, além de criar oportunidades de negócio e de cooperação.

Futuro mais verde

O Iufro foi realizado pela primeira vez em 1892, em Viena, na Áustria. A União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal é uma rede global que congrega mais de 700 instituições de pesquisa florestal de mais de 100 países. Esta é a primeira vez que o evento é realizado na América Latina.

Organizado no Brasil pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com o Serviço Florestal Brasileiro, o evento espera reunir mais de três mil pesquisadores da área florestal dos países participantes.