Sala de Imprensa

Brasil aumentou em 8% plantios florestais certificados

Relatório internacional mostra dados de sustentabilidade da indústria global de produtos florestais
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Relatório internacional mostra dados de sustentabilidade da indústria global de produtos florestais

Desde 2016, o Brasil possui mais de 71% das áreas de florestas plantadas certificadas. O número representa áreas pertencentes às empresas associadas à Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) e significa um aumento de 8% em relação a 2015. Os detentores de certificados de manejo florestal aumentaram 14%. Dos 7,74 milhões de hectares plantados no Brasil, 5,5 milhões 5,5 milhões foram certificados por organizações independentes como o FSC e o PEFC, representado por Cerflor no Brasil.

Os dados aparecem no relatório de Progresso de Sustentabilidade 2017 lançado pelo International Council of Forest and Paper Associations, que apresenta o progresso dos membros mundiais da entidade sobre sustentabilidade.

O relatório indica que o desempenho de sustentabilidade global da indústria de produtos florestais está melhorando, com todos os indicadores agregados para as associações de relatórios que mostram o progresso de seus respectivos anos de linha de base:

– Desde 2004/2005, os membros da ICFPA reduziram a intensidade de emissões de gases de efeito estufa em 16%; e aumentaram a participação de bioenergia no mix de combustível da indústria em 10,3 pontos percentuais;

– O número de hectares certificados por sistemas de certificação de manejo florestal atingiu 54% em 2015;

– A taxa global de reciclagem de papel atingiu 58,9% em 2015 – um aumento de 12,4 pontos percentuais a partir de 2000.

– Os membros reduziram o uso de água no processo produtivo em 7,2% desde 2004/2005 até 2015.

Contribuíram para o Relatório de Sustentabilidade 2017 as indústrias florestais da África do Sul, Austrália, Brasil, Canadá, Chile, Estados Unidos, Europa, Japão, Nova Zelândia.

“Estamos orgulhosos de anunciar o progresso contínuo do nosso setor global, nos aspectos sociais e ambientais associados à gestão florestal e à fabricação de produtos florestais”, disse Jane Molony, presidente do ICFPA. “Vamos continuar a atender a crescente demanda global de produtos sustentáveis, incluindo combustível, fibra e produtos florestais, sendo referência para a consolidação de uma economia mais verde”, acrescentou.

O ICFPA representa 19 associações de celulose, papel, madeira e fibra que abrangem 36 países, incluindo os principais produtores desses segmentos do mundo.

Acesse o relatório completo 

Fonte Portal Madeira e Construção