Sala de Imprensa

Berneck comunica nova fábrica de painéis de madeira em Lages (SC)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

A fabricante de painéis de madeira Berneck anunciou ao mercado moveleiro uma nova fábrica de painéis de madeira, que produzirá MDF e Serrados. A unidade está prevista para ser inaugurada em janeiro de 2021, no município de Lages (SC). Quem participou entre os dias 26 e 29 de março da Fimma Brasil 2019, no polo moveleiro de Bento Gonçalves (RS), pode conhecer mais detalhes da planta.

Com um investimento próximo de R$ 850 milhões, a previsão é que a nova unidade gere até 350 empregos diretos, além de beneficiar toda a economia local. As outras plantas fabris do grupo estão localizadas em Curitibanos (SC) e Araucária (PR).

A fábrica de painéis de madeira em MDF e Serrados está localizada às margens da BR 116. A unidade terá capacidade de produzir 570 mil metros cúbicos de MDF por ano, sem revestimento melamínico. O foco é atender indústrias de móveis, construção civil, segmento automotivo, eletrônica e embalagens. O parque fabril também terá capacidade de produzir outros 450 mil metros cúbicos de serrados por ano.

“Estamos confiantes nos rumos que a Berneck vem trilhando no mercado. A gestão responsável, as parcerias comerciais firmadas e a dedicação de nossos colaboradores se traduzem em novos lançamentos e no investimento de ampliação da nossa capacidade produtiva”, explica a diretora comercial e de marketing, Graça Berneck Gnoatto.

Em 2017, de acordo com dados estimados pela Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), a produção de painéis de madeira foi de 9,9 milhões de m³. Ao final de 2018, de 12,3 milhões de m³. O consumo doméstico do produto no ano passado foi de 6,6 milhões de m³, o que equivale a uma variação positiva de 2,9% sobre 2017 (quando o montante chegou a 6,4 milhões de m³).

As exportações de painéis de madeira passaram de 1,2 milhões de m3 em 2017 para 1,3 milhões em 2018, um incremento de 4,2%. Em valores, 2018 chegou a um acumulado de US$ 310 milhões: aumento de 7,3% em relação ao comercializado em 2017.