Sala de Imprensa

Associadas estaduais realizam reunião com Ibá

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

As associadas estaduais se reuniram para troca de informações e experiências sobre os principais desafios/demandas de cada Estado, neste momento. Os temas abordados incluíram o decreto do Rio Grande do Sul que estabeleceu um sistema de distanciamento controlado e instituição da figura das bandeiras como uma tentativa do governo estadual de reabrir e organizar as atividades no Estado. No entanto, o decreto excluiu o setor florestal das atividades essenciais, dificultando assim a manutenção das operações. Outros pontos foram as  portarias e normas que estabelecem restrições aos plantios de pinus, eucalipto e corymbia em Santa Catarina e licenciamento ambiental nos Estados. O diretor executivo da Apre, Ailson Loper, participou do encontro.

A Ibá tem atuado junto às associadas estaduais para dar apoio em diversas frentes como no caso do RS e SC em que cartas foram enviadas diretamente aos governadores dos para reiterar a importância das atividades florestais. Apoio também às demais associadas no compartilhamento de documentos e informações  para fortalecimento das estratégias diante dos desafios de cada região.

Como deliberação, na próxima reunião cada associada estadual irá apresentar os principais atos normativos e desafios referentes ao licenciamento  visando  nivelamento das informações e subsídio para as articulações.

GT de Bioenergia

A reunião contou com apresentação de Erich Schaitza, chefe geral da Embrapa, que levou uma visão geral do trabalho da empresa e compartilhou as linhas de pesquisa que já foram realizadas e que estão sendo desenvolvidas sobre energia da biomassa florestal. O grupo entendeu que é preciso fortalecer a parceria com a Embrapa nesta agenda, principalmente no que tange a projetos de pesquisa de interesse comum, advocacy junto ao Governo e principalmente comunicação.

O grupo validou a visão setorial para bioenergia a partir de biomassa florestal que guiará as ações de curto e médio prazo. A visão consiste na busca pela melhoria da percepção dos stakeholders sobre a biomassa e influência sobre marcos regulatórios em prol de uma matriz energética renovável, em linha com compromissos e políticas nacionais e internacionais, especialmente sobre mudanças climáticas e precificação de carbono.

Ficou definido que o setor deve articular com o autor do PL sobre a Política Nacional de Biocombustíveis Florestais para verificar a possibilidade de um substitutivo mais moderno e que contemple aspectos de PD&I, visto que marcos importantes ocorreram nos últimos anos. A articulação será feita em conjunto com a Câmara Setorial de Florestas Plantadas do MAPA.

Apresentadas diversas iniciativas da Ibá em comunicação sobre energia, alcançando um número significativo de pessoas. Foram discutidas e validadas informações sobre processo de geração de energia a partir de licor negro e UTE a biomassa, bem como perguntas sobre energia para embasar a comunicação setorial.

Fonte: Ibá