Sala de Imprensa

Associada da Apre inaugura projeto “Bacia Escola”

Local escolhido foi a Microbacia Hidrográfica Três Bocas
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Acontece nesta quarta-feira (29) a inauguração do projeto “Bacia Escola” na Microbacia Hidrográfica Três Bocas, com apoio da associada da Apre Florestal Vale do Corisco e da Prefeitura Municipal de Jaguariaíva (PR). O projeto vai servir para monitorar e aprimorar o manejo florestal realizado na área. Além disso, ao mesmo tempo, ajudará a aprimorar a articulação já existente no município entre as diversas instituições e servirá como um laboratório de hidrologia florestal e do meio ambiente para facilitar a aprendizagem das instituições de ensino da cidade e da região. O evento vai acontecer a partir das 09h, na Chácara do Samae, no bairro Primavera, em Jaguariaíva.

De acordo com Rogerio Salamuni, gerente florestal da empresa Vale do Corisco, a Bacia Escola será fundamental para monitorar a fonte hídrica para Jaguariaíva e as cidades vizinhas. Ainda de acordo com ele, as instituições de ensino que participarem do projeto para o desenvolvimento de seus trabalhos de pesquisa perceberão que os povoamentos florestais bem manejados contribuem com a preservação e perpetuação destes recursos.

“Essa bacia escola tem um simbolismo particular para nós, do setor florestal, porque está inserida numa área de manejo florestal com dois gêneros – eucalipto e pinus. Não existe essa característica em outros lugares. Além disso, a bacia está na porta da escarpa devoniana. Tudo isso vai ajudar alunos da região em aulas de educação ambiental a entenderem que é possível manter produções florestais ou outras culturas com manejo adequado sem causar danos ao meio ambiente”, explica Salamuni.

A proposta de se criar uma bacia escola surgiu de uma visita de pesquisadores do Instituto de Pesquisas Florestais (Ipef). Salamuni explica que como a microbacia é extremamente importante para o município e a Vale do Corisco garante o manejo adequado da área, a ideia foi montar algo para trabalhar o aspecto de preservação. “Faz aproximadamente três anos que essa discussão começou, e a empresa comprou a ideia. Ao redor da bacia tínhamos 92 hectares de estradas, que reduzimos para 31 hectares. Boa parte dessa área virou área de preservação”, conta.

Outro trabalho importante foi de conscientização do destino correto do lixo. “Como a bacia é próxima do município, muitas pessoas jogavam lixo na área de preservação. Agora, junto com a prefeitura, fizemos um trabalho de conscientização e colocamos caçambas de recolhimento de resíduos e lixos ao redor da bacia, tudo para mostrar a importância da preservação. Foi um trabalho integrado”, destaca.

No evento de inauguração, da Vale do Corisco vai entregar para a Samae o vertedouro. No local será feito o controle de vazão e qualidade da água, com equipamentos adquiridos pela empresa. O projeto foi financiado pela companhia, e a Prefeitura de Jaguariaíva executou a obra.

“Foi um trabalho a quatro mãos. Esse vertedouro vai fazer parte do Programa Cooperativo sobre Monitoramento e Modelagem de Bacias Hidrográficas (Promab) do Ipef, que monitora bacias hidrográficas no Brasil. As informações, colhidas a cada três dias por um funcionário da Vale do Corisco, serão repassadas via internet para o Ipef, que vai armazena e controla as bacias que fazer parte do programa”, completa.

Microbacia Hidrográfica Três Bocas

O abastecimento público do município de Jaguariaíva é realizado a partir da captação de água em três locais, e um deles é a Microbacia Hidrográfica Três Bocas, que é uma propriedade da Florestal Vale do Corisco. O local é a porta de entrada da Área de Proteção Ambiental (APA) da Escarpa Devoniana.

A área abrange 489 hectares e, deste total, 287 são destinados às florestas e 119 à conservação (vegetação nativa). A localização e as características da microbacia são ideais para a realização do monitoramento hidrológico do Promab/Ipef e reúne condições excepcionais para a implantação do projeto “Bacia Escola”, pois leva em conta a proximidade com a cidade e a presença de uma gama de instituições de ensino, bem como a atuação da empresa de saneamento do município, a Samae.

Serviço
Inauguração do projeto “Bacia Escola” na Microbacia Hidrográfica Três Bocas
Data: 29 de março de 2017
Horário: 09h
Local: Chácara do Samae (Três Bocas) – Bairro Primavera – Jaguariaíva (PR)
Apoio: Florestal Vale do Corisco e Prefeitura de Jaguariaíva

Fonte: Assessoria de Imprensa Apre