Sala de Imprensa

Artigo: Nosso papel essencial é amar

Opinião é assinada por Paulo Cesar Nunes Azevedo, presidente da Associação Gaúcha de Empresas Florestais (Ageflor)
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Nestes tempos de pandemia foi necessário analisar sob vários aspectos o que é essencial em nossas vidas. Para definir o essencial, é indispensável identificar o que nos faz falta. Quanto mais conhecimento houver inerente numa coisa, tanto mais amor. O amor é o sentimento que leva uma pessoa a desejar o bem a outra ou a uma coisa. Segundo Erich Fromm, o amor não é algo espontâneo, ele deve ser aprendido. Conhecer, aumenta nosso amor.

Amamos nossas vidas e buscamos preservá-las. Por isso estamos incorporando novos hábitos, como a proteção por máscaras. Se o aumento de demanda por elas foi logo suprido pela indústria, especialmente a de papel, ficou evidenciado o quão necessário para nós é esta matéria-prima. Se o papel sempre foi algo de extrema importância na história do homem, hoje, ele é essencial. Sendo assim, é essencial toda a cadeia produtiva de base florestal. Todos os plantadores de árvores das quais se aproveita a fibra de celulose e empresas de transformação que elaboram centenas de produtos igualmente essenciais.

São essenciais porque o enfrentamento da pandemia também requer papel toalha, lenço, guardanapo, papel higiênico, tantos outros materiais  absorventes a partir da fibra de celulose ou mesmo a celulose solúvel que encapsula remédios. Papel ainda para embalagens de remédios, para caixas utilizadas no transporte de todos estes e outros materiais.

O cotidiano da casa e do trabalho é possibilitado pela existência de produtos dessa indústria. Alimentos, remédios e produtos de limpeza chegam até aos supermercados e farmácias e depois também às residências pelas compras online nas caixas de papelão ou pelo delivery em sacos e sacolas de papel. O valor de produtos com origem florestal também está na educação, informação e documentação, através dos cadernos, livros e tantos tipos de materiais impressos de divulgação, de correspondência, de ordem legal e fiscal e para uso em escritório.

Mesmo objetos que chegaram a ter uso reduzido, caso de copos e canudos, voltam a ter valor porque são feitos com papel e celulose que provêm 100% de plantios renováveis. Eucaliptos, pínus, acácias e outras árvores são plantadas, colhidas e replantadas com práticas sustentáveis, cumprindo a legislação ambiental, com acordos ambientais internacionais e gerando desenvolvimento social. Mais da metade das áreas com plantação de árvores possui certificação ambiental internacional e esse número cresce a cada dia. As plantações florestais atendem sustentavelmente as demandas da sociedade e reduzem a pressão que recairia sobre as florestas nativas.

Quanto mais conhecemos o papel, maior é o nosso amor por ele. Estamos sempre preocupados com nosso papel, seja ele social, ambiental e econômico. Seguimos trabalhando porque temos nosso papel a cumprir de manter a cadeia de suprimentos para que o alimento, o remédio, o produto de limpeza, o equipamento de proteção ao profissional da saúde e de outras atividades, a energia e a comunicação cheguem ao maior número de pessoas no Brasil e no mundo.

Desenvolva o amor. Conheça seu papel.