Sala de Imprensa

Apre reúne associados para jantar de confraternização

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Para fechar as ações do ano e comemorar as conquistas e avanços do setor florestal em 2019, a Apre organizou, no dia 22 de novembro, em Curitiba (PR), um jantar de confraternização com representantes das empresas associadas, instituições parceiras e representantes de órgãos governamentais. Além do presidente, Álvaro Scheffer Junior, do diretor executivo, Ailson Loper, e de demais membros da diretoria da Associação, também participou do evento o diretor de Operações da Fomento Paraná, Everton Distefano Ribeiro, que, na ocasião, representou o vice-governador do Estado, Darci Piana. Também prestigiaram o evento o superintendente do Ibama no Paraná, Luiz Antônio Corrêa Lucchesi; o chefe-geral Embrapa Florestas Edson Tadeu Iede; a vice-reitora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Graciela Ines Bolzon de Muñiz ; além de representantes da Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR), da Associação Gaúcha de Empresas Florestais (Ageflor), da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab) e da Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná (Fupef).

O destaque da noite ficou por conta do anúncio feito pelo diretor executivo da Apre de duas ações sociais organizadas pela entidade em parceria com as associadas Águia Florestal, Komatsu Forest e RMS. A primeira delas é a doação de 408 kits escolares para a Prefeitura Municipal de Doutor Ulysses, que vai atender todos os alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. Já a segunda ação, que contou com a participação do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Engenharia Industrial Madeireira da UFPR, consiste na entrega de 250 brinquedos de madeira para o Hospital Infantil Waldemar Monastier, em Campo Largo, sendo 150 quebra-cabeças em MDF e 100 bonecos modulares em Pinus spp.

“Além de incentivarmos a infância e o estudo de crianças que realmente precisam, essas ações sociais são, também, uma forma de mostrarmos às pessoas que as florestas plantadas estão presentes no dia a dia delas. Isso faz parte do objetivo estratégico da Apre de melhor comunicar à sociedade o trabalho do setor florestal”, acrescentou Ailson Loper.

Ainda durante o evento, Loper falou sobre os desafios da Apre, que giram em torno de temas como Segurança Jurídica, Desmitificação da Silvicultura e Políticas Públicas.

“Em cima disso, atuamos em parceria com as secretarias estaduais, com os órgãos de governo e com as demais entidades ligadas ao setor florestal. Historicamente, a Apre tem bom diálogo com o governo estadual e não tem sido diferente nesta nova gestão”, afirmou.

Fazendo um balanço do ano, o diretor lembrou que a Associação esteve presente em mais de 10 grupos de trabalho e comissões técnicas; participou de mais de 50 reuniões; organizou 10 reuniões técnicas mensais com os associados; promoveu oito capacitações para o setor florestal, em parceria com outras entidades, como Embrapa Florestas, Emater e UFPR; e concedeu entrevistas aos principais veículos de comunicação do segmento.

Para 2020 e os próximos anos, Loper garantiu que a Apre vai continuar o trabalho de articulação entre o setor privado e governamental para desenvolver ações para crescimento do setor florestal e também para aproveitar o contexto atual, em que o consumidor final vem buscando produtos sustentáveis.

“Vamos continuar nesse caminho, fortalecendo ainda mais o setor e acompanhando tudo o que nos envolve nesse novo contexto da economia mundial, do qual somos protagonistas, ofertando matéria-prima renovável produzida de forma sustentável. Para isso, além de buscar o constante aprimoramento técnico da produção e estimular o uso de produtos de base florestal, vamos intensificar a comunicação com os diversos atores da cadeia produtiva, para que possamos promover e defender os interesses coletivos das nossas empresas e do segmento florestal do Paraná”, garantiu.

Na avaliação de Álvaro Scheffer Junior, 2019 não foi um ano fácil, e o setor não atingiu o crescimento esperado. Segundo ele, houve recessão econômica e o setor florestal, assim como demais setores da economia, enfrentou dificuldades nas exportações, queda de preço, queda de volume de produção, entre outros problemas. Apesar disso, ele garantiu que o segmento continuou trabalhando e, por isso, chegou a conquistas importantes.

“Melhoramos ainda mais a interação com o governo do Estado, o que abriu caminhos para que conseguíssemos discutir alguns entraves que afetavam o setor. Também conseguimos uma boa relação com a Secretaria de Meio Ambiente, com o Instituto Água e Terra – IAT, e estamos sendo ouvidos; o setor produtivo tem sido visto com bons olhos, porque mostramos que somos um setor que também preserva e que respeita as questões ambientais. Com base nisso tudo, a leitura que podemos fazer é que, apesar das dificuldades, temos muito a comemorar. Para a Apre, especialmente, 2019 foi um ano de conquistas, com todas as metas atingidas. Avançamos nas relações setoriais; conquistamos novos espaços; e evoluímos em diversos projetos”, destacou.

Para finalizar seu discurso, Scheffer Junior afirmou que, para representar um setor forte como o florestal, responsável por 7,8% do Produto Interno Bruto (PIB) e geração de renda para mais de 500 mil pessoas, é preciso uma Associação atuante e representativa, e, hoje, a Apre é referência não só para as associadas, mas também para o governo do Paraná.

“O trabalho da Associação tem sido, ao longo dos anos, um trabalho de apoio contínuo às empresas, para fortalecer as ações do setor e agregar mais valor a tudo o que é feito por aqui. Reunimos 48 empresas da cadeia produtiva de base florestal, que representam cerca de 50% da área de floresta plantada do Estado. Mas, para superarmos os nossos desafios, será preciso ainda mais trabalho e troca de informações, como o que já vem acontecendo dentro da associação e nos eventos setoriais. Vamos continuar buscando incentivos para fomentar investimentos em infraestrutura e para atrair novos investimentos de pequeno, médio e grande porte, seja no âmbito florestal, da oferta, ou industrial, da demanda. É assim que vamos conseguir garantir negócios sustentáveis na cadeia produtiva”, concluiu.

Confira abaixo algumas fotos: