Sala de Imprensa

Apre realiza reunião técnica mensal

Encontro foi realizado na sede da Apre nesta sexta-feira
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

As empresas associadas à Apre participaram,  na última sexta-feira (20), da reunião técnica mensal, que aconteceu na sede da Associação, em Curitiba (PR). Durante o encontro, o professor Paulo de Tarso, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), falou sobre a portaria nº 154, do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que trata dos pedidos de revisão dos termos de compromisso no extinto Sistema de Manutenção, Recuperação e Proteção da Reserva Legal e Áreas de Preservação Permanente (Sisleg). O assunto despertou bastante interesse e discussão, tendo em vista a necessidade que algumas empresas têm de solicitar essa revisão. A Apre enviará às associadas um resumo das discussões sobre o tema.

Em seguida, o gerente executivo da Apre, Ailson Loper, apresentou aos participantes a “Coletânea de Legislação Estadual Florestal e Ambiental”, que traz decretos, Leis, portarias e resoluções que afetam o setor florestal.

“Preparamos essa coletânea, porque muitos dos problemas com a legislação ambiental envolvem inúmeras normas que já não estão mais vigentes, mas não foram retiradas do site dessas instituições. Por conta disso, a fiscalização pode utilizar, por exemplo, um termo que foi revogado, mas não foi retirado, mesmo existindo outra norma que sobrepõe a anterior. Avaliamos mais de 300 documentos que estão disponíveis nos sites do IAP, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e do Conselho de Meio Ambiente do Estado do Paraná (Cema), para identificar o que afeta o setor e definir qual a prioridade de ação. Com base nessas informações é que vamos trabalhar. Agora, vamos solicitar às empresas que analisem esse conjunto de normativas e, posteriormente, será marcada uma reunião de análise conjunta que servirá de base para direcionamento de ações”, comentou Ailson Loper, gerente executivo da Apre.

Por fim, Loper destacou o aniversário de 49 anos da Associação, que é comemorado no dia 21 de outubro, e citou algumas curiosidades, como o fato de a Apre ser a segunda associação criada no Brasil para congregar as empresas florestais.

“Preparamos um selo para celebrar essa data e destacamos a frase da presidente da Ibá, Elizabeth de Carvalhaes, que afirmou que ‘o Paraná é o Estado que melhor representa a pluralidade do setor’. Isso mostra bem a nossa realidade, porque temos aqui toda a cadeia florestal, algo que nem todos os Estados têm “, completou.