Sala de Imprensa

Apre realiza reunião técnica mensal na sede da Santa Maria, em Guarapuava

Encontro aconteceu no dia 05 de outubro
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

A Santa Maria Papel e Celulose, de Guarapuava (PR), foi a empresa anfitriã da reunião técnica mensal da Apre, que aconteceu no dia 05 de outubro. No encontro, após os comunicados da Associação, os presentes puderam acompanhar uma apresentação da Reflorestadora São Manoel/Santa Maria. Marcos Burati e Giovanni Santangelo, diretor de Agronegócio e coordenador florestal do Grupo Santa Maria, respectivamente, apresentaram o setor florestal.

Em seguida, Augusto de Oliveira, colaborador da Santa Maria, falou sobre o programa Total Productive Management (TPM), ou Gestão Produtiva Total, um programa de gestão de rotina para melhoria dos processos, que utiliza a prevenção contra quebras, a eliminação de perdas e a redução de paradas para um melhor desempenho da empresa, gerando maior qualidade e menor custo. O TPM também busca envolver todos os colaboradores e visa alcançar os três zeros da prevenção: acidente zero, defeito zero e quebra zero.

Desde a implantação, que começou em 2004, o Grupo Santa Maria conseguiu maximizar a eficiência do sistema produtivo, melhor aproveitamento de todos os recursos existentes e o ambiente de trabalho melhorou significativamente.

Para fechar a reunião, Lucas Neumann Maciel, operador florestal da Santa Maria, apresentou o TPM na prática e explicou como foi a implantação do programa no campo. Segundo ele, o TPM melhorou o conhecimento do operador;reduziu as falhas e quebras do equipamento;melhorou entrosamento entre operação e manutenção; e aumentou a disponibilidade do equipamento.