Sala de Imprensa

Apre participa de reunião na Adapar

Encontro aconteceu no dia 24 de setembro
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

No dia 24 de setembro, o diretor executivo da Apre, Carlos Mendes,participou de uma reunião na Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) que contou com a presença dos técnicos da agência, Marlene Soranso e Marcilio Martins Araújo, além de Susete Penteado e Edson Tadeu Iede, da Embrapa Florestas. O objetivo do encontro foi traçar metas e revisar o programa de controle da vespa-da-madeira para 2019.

Segundo Mendes, a Apre realizou, com o apoio de suas associadas, um mapa com área de florestas plantadas das empresas associadas à Apre e ao Fundo Nacional de Controle de Pragas Florestais (Funcema). “A ideia é ter um mapa com as áreas que estão em controle e mais uma extensão com alguns quilômetros onde a própria vespa faria o controle, particularmente nas áreas de pequenos e médios produtores florestais. Podemos colocar os pontos de GPS que estão com a Adapar para ter um geral do Estado”, explicou Carlos Mendes.

Além disso, foi discutido no encontro a importância de se ter um bom programa de treinamento e comunicação para todas as ações em relação ao controle da vespa. Assim, foram programados cursos de treinamento para pessoal das empresas em 2019, nas cidades de União da Vitória, Lapa e Guarapuava (Inácio Martins), mas outras localidades podem ser elencadas para cursos. Outro ponto que ficou definido é a oferta de cursos, em parceria com a Embrapa, para técnicos da Adapar das regionais Curitiba, Ponta Grossa, União da Vitória, Pato Branco, Guarapuava e Francisco Beltrão.

Outro ponto abordado na reunião foi a necessidade de uma comunicação mais efetiva. Para isso, a Embrapa e o Funcema devem reativar o boletim de comunicação “Sirex Notícias”, que já teve circulação nas décadas de 1990 e 2000. A publicação deverá ser eletrônica e trimestral. Sobre o assunto, Mendes ressaltou que há uma grande oportunidade para as associações estaduais – ACR, Ageflor Apre – de manter o boletim com notícias de seus programas em cada Estado.

Por fim, a Embrapa elaborou um calendário de atividades de monitoramento e controle da vespa-da-madeira, que servirá para que o Funcema dispare alertas para as empresas sobre o momento de executar determinada atividade; e a Adapar vai estudar a simplificação dos formulários para cadastro das atividades da vespa-da-madeira.