Pinus. Foto: Berneck.

Sala de Imprensa

Notícias

Apre participa de reunião da ASBR em Lages

A Associação Sul Brasileira de Reflorestadores (ASBR), que congrega as três associações de base florestal da região sul – Ageflor (RS), ACR (SC) e Apre (PR) -, teve reunião no último dia 16, na sede da ACR, em Lages. Participaram do encontro: Marcílio Caron (Ibá/ASBR); Diogo Leuck (Ageflor); Álvaro Scheffer Jr. e Ailson Loper (Apre); e Mauro Murara Jr. (ACR).

Várias questões em comum aos três estados foram tratadas na reunião. Entre elas, a transferência da gestão do Fundo Nacional de Controle da Vespa-da-Madeira (FUNCEMA), que estava com a Apre, agora será de responsabilidade da Ageflor. O Funcema, que tem a gestão rotativa entre as três associações do Sul, foi criado em 1989, para monitorar, estimular o manejo florestal, o controle biológico e a transferência de tecnologia e medidas preventivas.

Outro ponto muito relevante tratado na reunião foi sobre questões legislativas, referentes a projetos de licenciamento ambiental em nível federal. O diretor executivo da ASBR, Marcílio Caron, falou sobre Projetos de Lei de interesses do setor florestal. Em consonância com a Ibá, a ASBR irá buscar apoio da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e das bancadas federais legislativas dos três estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. “Nosso objetivo é reunir em momentos distintos as bancadas do sul, para reuniões na sede da Confederação Nacional da Agricultura, em Brasília. Para isso, contamos com o apoio das federações estaduais, que estão vinculadas às confederações nacionais, CNA e CNI”, explicou Marcílio Caron.

Por último, ficou definido a participação da ASBR na Lignum Latin America, feira da cadeia produtiva da madeira, marcada para setembro em Curitiba (PR).