Sala de Imprensa

Apre marca presença em eventos do setor de base florestal

Encontros aconteceram entre 4 e 6 de abril
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Representantes da Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre) participaram na semana passada, de 4 a 6 de abril, de uma agenda extensa do setor de base florestal. Além de prestigiar a sexta edição da Feira da Floresta, em Gramado (RS), o diretor executivo da Apre, Carlos Mendes, esteve presente à Assembleia Geral Ordinária (AGO) do Fundo Nacional de Controle da Vespa da Madeira (Funcema), durante a qual foi apresentada e
aprovada a prestação de contas 2016 e relatório técnico produzido pela Embrapa Florestas sobre o tema.

Participaram da AGO as três associações do setor de floresta plantada e representantes das secretarias de agricultura do Sul do país, além das federações das indústrias do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Câmara Setorial de Florestas Plantadas

Ainda como parte da agenda de abril, a Apre participou da reunião da Câmara Setorial de Florestas Plantadas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O diretor executivo da Associação, Carlos Mendes, apresentou aos integrantes da Câmara a necessidade de regulamentação do custeio para Operações de Desbaste Florestal dentro do Plano Safra 2016-2017 (leia mais aqui).

Foram discutidas ainda a padronização de emissão de certificados fitossanitários e problemas alfandegários gerados por divergências na interpretação do Import Permit do país. Os participantes debateram também o Plano Nacional de Desenvolvimento de Florestas Plantadas (PNDF), o projeto Cooperativo do Desenvolvimento de Genótipos de Eucalyptus Tolerantes à Seca e o reconhecimento de florestas plantadas como cultura de suporte fitossanitário insuficiente.

Ainda durante a reunião, uma discussão importante referiu-se ao posicionamento encaminhado pelo GT de Biomassa como um pleito ao Ministério de Minas e Energia (MME) para rever os critérios adequados de qualificação de leilões com participação de fonte oriunda de biomassa de florestas plantadas.

Encontro com as Associações Estaduais

A Apre também participou do encontro promovido pela Ibá com as associações estaduais. Durante a reunião foram atualizadas informações sobre o PL 3729/04, que trata do Licenciamento Ambiental, discutido a questão de compra de terras por estrangeiros, estratégias sobre biomassa, além de temas aos quais o setor deve ficar atento como as reformas trabalhistas e tributárias.

Além do Paraná, estiveram representados os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Mato Grosso.

Fonte: Assessoria de Imprensa Apre