Pinus. Foto: Berneck.

Sala de Imprensa

Notícias

Apre marca presença em eventos do setor de base florestal

Encontros aconteceram entre 4 e 6 de abril

Representantes da Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre) participaram na semana passada, de 4 a 6 de abril, de uma agenda extensa do setor de base florestal. Além de prestigiar a sexta edição da Feira da Floresta, em Gramado (RS), o diretor executivo da Apre, Carlos Mendes, esteve presente à Assembleia Geral Ordinária (AGO) do Fundo Nacional de Controle da Vespa da Madeira (Funcema), durante a qual foi apresentada e
aprovada a prestação de contas 2016 e relatório técnico produzido pela Embrapa Florestas sobre o tema.

Participaram da AGO as três associações do setor de floresta plantada e representantes das secretarias de agricultura do Sul do país, além das federações das indústrias do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Câmara Setorial de Florestas Plantadas

Ainda como parte da agenda de abril, a Apre participou da reunião da Câmara Setorial de Florestas Plantadas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O diretor executivo da Associação, Carlos Mendes, apresentou aos integrantes da Câmara a necessidade de regulamentação do custeio para Operações de Desbaste Florestal dentro do Plano Safra 2016-2017 (leia mais aqui).

Foram discutidas ainda a padronização de emissão de certificados fitossanitários e problemas alfandegários gerados por divergências na interpretação do Import Permit do país. Os participantes debateram também o Plano Nacional de Desenvolvimento de Florestas Plantadas (PNDF), o projeto Cooperativo do Desenvolvimento de Genótipos de Eucalyptus Tolerantes à Seca e o reconhecimento de florestas plantadas como cultura de suporte fitossanitário insuficiente.

Ainda durante a reunião, uma discussão importante referiu-se ao posicionamento encaminhado pelo GT de Biomassa como um pleito ao Ministério de Minas e Energia (MME) para rever os critérios adequados de qualificação de leilões com participação de fonte oriunda de biomassa de florestas plantadas.

Encontro com as Associações Estaduais

A Apre também participou do encontro promovido pela Ibá com as associações estaduais. Durante a reunião foram atualizadas informações sobre o PL 3729/04, que trata do Licenciamento Ambiental, discutido a questão de compra de terras por estrangeiros, estratégias sobre biomassa, além de temas aos quais o setor deve ficar atento como as reformas trabalhistas e tributárias.

Além do Paraná, estiveram representados os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Mato Grosso.

Fonte: Assessoria de Imprensa Apre