Sala de Imprensa

Apre discute assuntos pertinentes ao setor florestal com associadas

Mais de 20 pessoas participaram do encontro, que aconteceu na sede da Apre
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

A Apre realizou, na tarde da última sexta-feira, a tradicional reunião técnica com os associados, para discutir temas importantes para o setor. Na pauta do encontro estavam um relato sobre o julgamento das Ações Diretas de Inconstitucionalidade julgadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) com relação ao Código Florestal; próximas ações do projeto macaco prego, que será realizado em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR); o Projeto de Lei apresentado à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), de autoria do deputado Rasca Rodrigues, que visa disciplinar o plantio de espécies exóticas no Estado; o comunicado da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA) enviado às empresas florestais sobre RPPN; bem como o questionário produzido pela Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) sobre a invasividade do pinus.

Além desses temas, o gerente executivo da Apre, Ailson Loper, também falou sobre o Estudo Setorial lançado pela Associação, que foi apresentado à Secretaria da Agricultura e Abastecimento (Seab) e em breve será levado também à Sema. Em seguida, Loper divulgou o Dicionário de Termos Florestais, publicação organizada pela Apre, em parceria com o Departamento de Economia Rural e Extensão (DERE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Setor de Ciências Agrárias, que tem por objetivo facilitar a compreensão acerca dos termos florestais e contribuir para o aperfeiçoamento individual e das instituições públicas e privadas.

Como o intuito da Apre é levar o dicionário ao maior número de pessoas, a entidade apresentou a publicação ao procurador-geral do Ministério Público do Paraná (MP-PR), Ivonei Sfoggia, e ao coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente e de Habitação e Urbanismo, Alberto Vellozo Machado.

“Essas reuniões serviram para mostrar que o dicionário é também para não florestais. Depois dos encontros, o Ministério Público solicitou à Apre o envio de 200 exemplares, que serão distribuídos para promotores de todo o Estado. Tudo isso vai ajudar a ampliar o conhecimento dos atores envolvidos nessa cadeia que tanto contribui para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Estado do Paraná e do Brasil”, garantiu Ailson Loper.