Sala de Imprensa

Apoio público à madeira na construção civil

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Além de fornecer o suporte técnico e científico às operações e novas descobertas do setor florestal, a pesquisa pode também desempenhar um papel social, avaliando possíveis demandas da sociedade e reações do mercado aos avanços do segmento.

Com o objetivo de avaliar o apoio da opinião pública no Brasil quanto ao uso de madeira na construção civil, o artigo “Public support for timber housing production in Brazil” foi publicado na última edição do periódico científico CERNE. O grupo de pesquisadores* realizou entrevistas presenciais e questionários semi-estruturados com construtores que utilizam madeira e avaliou as percepções da indústria em relação aos estímulos estatais e políticas públicas voltadas ao uso da madeira na construção civil no Brasil.

De acordo com os autores, os resultados sugerem que as atuais políticas voltadas ao setor têm sido aparentemente restritivas. As construtoras que utilizam madeira ainda dependem de estratégias voltadas ao segmento nacional, cujo escopo não promove indústrias locais focadas em sustentabilidade. Como solução para este entrave, os pesquisadores sugerem a isenção ou redução de impostos no setor, bem como a criação de políticas públicas assertivas, capazes de atrair novos investidores e empresas para expandir essa e outras indústrias florestais, bem como contribuir para a redução do problema habitacional no Brasil.

Saiba mais sobre a metodologia, os resultados e as conclusões lendo o artigo na íntegra – basta clicar aqui

Fonte: B.Forest – edição março