Sala de Imprensa

Anuário 2019 da Embrapa Florestas está no ar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Facilitar o acesso às publicações de pesquisadores e analistas da Unidadeem veículos de acesso aberto. Este é o objetivo do Anuário da Embrapa Florestas que teve sua versão 2019 publicada nesta segunda (01/06) na página da Unidade. Acesse aqui.

Esta edição do anuário contém 128 obras publicadas por pesquisadores e analistas da Embrapa Florestas em veículos de acesso aberto no ano de 2019. Cada obra está devidamente indexada pelos autores e temas afins, sendo que a definição destes temas considerou não apenas a dinâmica conceitual que permeia as áreas e linhas de pesquisa da empresa, mas, também, a semântica apropriada para organização, recuperação e disseminação das produções de diferentes áreas temáticas.

Foram mantidas as áreas temáticas utilizadas no Anuário de 2018 e incluídas duas novas: nanotecnologia e biotecnologia. Segundo Francisca Rasche, do Comitê de Publicações da Unidade, “ainda faremos alguns ajustes para melhor alinhamento entre temas e publicações, o que faz parte de um processo de organização do conhecimento, com fins, tanto de organizar, quanto de torná-lo mais amplamente acessível, difundindo assim os resultados da pesquisa gerada na UD”.

Confira abaixo todos os temas:

01) Bioma e ecologia florestal;

02) Botânica;

03) Doença e praga florestal;

04) Gestão, inovação e transferência de tecnologia;

05) Manejo florestal;

06) Melhoramento genético florestal;

07) Produção, mercado e sociedade;

08) Produto madeireiro;

09) Produtos não madeireiros;

10) Serviço ambiental;

11) Propagação vegetal;

12) Solo florestal e recurso hídrico;

13) Nanotecnologia e

14) Biotecnologia.

As produções técnico-científicas também foram subdivididas por tipos de publicação, conforme o veículo escolhido para publicar: artigos de divulgação; artigos em anais de congresso; artigos em revistas científicas; capítulos de livro; comunicado técnico; documentos; folder; folheto; cartilha e livro.

Dúvidas sobre o Anuário?  Envie e-mail para cnpf.anuario@embrapa.br!

Anuário 2018

A versão 218 do Anuário abrangeu 175 obras publicadas e contou com 2.624 acessos de 01 de junho de 2019, data em que foi publicada, a até 30 de maio de 2020. No total, dos 175, foram acessados 172 documentos.

Confira os cinco temas mais acessados:

 

Em relação aos títulos, os mais acessados foram:

 

 

Fonte: Embrapa Florestas