Sala de Imprensa

4º Simpósio Madeira & Construção vai reunir especialistas para discutir os benefícios do uso da madeira na construção civil

Evento acontece nos dias 20 e 21 de setembro, em Curitiba (PR), durante a Semana Internacional da Madeira
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Para falar sobre construção sustentável e divulgar os benefícios da madeira como matéria-prima da construção civil, a Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre), em conjunto com universidades, promove a quarta edição do Simpósio Madeira & Construção, entre os dias 20 e 21 de setembro. O encontro será no auditório do Centro de Ciências Florestais e da Madeira (Cifloma), localizado no campus Jardim Botânico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que vai reunir especialistas, empresários, professores e estudantes para discutir as novas tecnologias para o uso da madeira na construção civil. Além disso, o evento também visa apresentar as principais vantagens, já que a madeira é o material que tem mínimo impacto ambiental por ser renovável, contribui para retenção de CO2 na atmosfera e permite uma construção com menor geração de resíduos, entre outras vantagens.

“A utilização da madeira como material construtivo ainda enfrenta muitas barreiras no Brasil justamente pela falta de informações. Por isso, queremos trazer os acadêmicos para essa discussão para incentivar a criação de pesquisas e estudos sobre o tema ‘construção sustentável’. Precisamos chamar a atenção dos estudantes para que eles se interessem pelo tema e ajudem neste trabalho de incentivo ao uso da madeira. Além disso, é mais uma forma de aproximar as universidades do setor produtivo”, declarou Ailson Loper, gerente executivo da Apre.

Para a palestra de abertura, a organização do Simpósio convidou a professora do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP) Akemi Ino, que vai falar sobre a sua experiência na construção com madeira no Brasil. Ainda pela manhã, o professor Ricardo Dias, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), vai abordar o tema “Cadeia produtiva para implantação de habitação de madeira no Paraná”. Para fechar o primeiro dia, o engenheiro Alan Dias, da empresa A Carpinteria, vai fazer uma palestra para mostrar todos os detalhes do projeto “Fazenda Catuçaba – Eco Villas”.

No dia 21 de setembro, os participantes poderão acompanhar ainda as palestras de Patrick Reydams, gerente de operações da Amata Brasil, abordando o tema “Arranha-céu em madeira”; do arquiteto Roberto Lacomte, que vai falar sobre o programa “Madeira é Legal”, do WWF; do engenheiro Calil Neto, da Universidade de São Paulo (USP), que irá tratar do “Material do Futuro na Construção Civil”; e de Cristina Xavier, que apresentará o projeto da “Vila Taguaí”. Para fechar a programação, o arquiteto Marcelo Aflalo vai apresentar a proposta do “Núcleo de Referência em Tecnologia da Madeira”.

Oficinas

Na programação deste ano está prevista a realização de três oficinas, com os temas “Telhado verde”, “Cavaletes de madeira” e “Encaixe de madeira”. Todas serão realizadas na parte da tarde do dia 20 de setembro, e os interessados poderão fazer a inscrição no primeiro dia do evento.

Para participar do Simpósio, os interessados deverão se inscrever pelo site do evento: www.expomadeira.com.br/

Expo Madeira & Construção

Além do Simpósio, a Apre organiza também a terceira edição da Expo Madeira & Construção, evento que vai reunir soluções, atualidades e potencialidades do uso da madeira de florestas plantadas na construção civil, bem como seus benefícios ambientais. A feira acontece no Expo Renault Barigui entre os dias 20 e 22 de setembro, das 14h às 20h. Diversas marcas já estão confirmadas: Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR); Agência da Madeira; Berneck; Ekomposit; Franklin Adesivos e Polímeros; Grossl; Lonza; Portal Madeira e Construção; Portal Madeira Total; Montana; e MSN Química.

Para mais informações e inscrições, acesse http://www.lignumbrasil.com.br/expomadeira.