Floresta plantada de Eucalipto. Foto: Leandro Taques.

Quem Somos

Apresentação

Fundada em 1968, a Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre), uma entidade sem fins lucrativos, congrega 52 empresas da cadeia produtiva de base florestal dos mais diversos perfis, que representam cerca de 50% da área de floresta plantada no Paraná, segmento que é responsável por 7,8% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado e pela geração de renda para mais de 500 mil pessoas. Além das empresas, também são associadas à Apre instituições de ensino e pesquisa, que formam o conselho científico. É assim que a entidade consegue manter uma atuação representativa e política forte e acompanhar de perto assuntos que possam afetar o setor florestal, como o desenvolvimento de normas de produtos de madeiras.

No campo “capacitação”, a Associação está sempre buscando oferecer conteúdo relevante a seus associados, seja por meio de seminários, workshops, palestras dentro das reuniões técnicas mensais e até mesmo no Simpósio Madeira & Construção, que é organizado a cada dois anos pela instituição para discutir o futuro da construção civil com madeira, e no Congresso Florestal Paranaense.

E para garantir que todas as informações cheguem com rapidez às empresas associadas, a entidade mantém o envio regular de e-mails com os comunicados importantes e também encaminha mensalmente um boletim informativo, que reúne os principais acontecimentos da Associação, do setor florestal de modo geral e das associadas. Além disso, o site é atualizado diariamente com as principais notícias do meio.   

É dessa forma que a Apre trabalha para defender os interesses de seus associados junto aos poderes públicos e privados, no âmbito estadual e nacional, em busca do reconhecimento da importância social, econômica e ambiental das atividades do setor florestal.

Missão

Congregar, representar, promover e defender os interesses coletivos das empresas do Paraná que têm como premissa o desenvolvimento sustentável com base na silvicultura comercial.

Visão

A silvicultura comercial baseada na tecnologia, considerando os fatores ambientais e sociais, é instrumento para o desenvolvimento sustentável do Estado do Paraná.

Objetivos

Congregar empresas de base florestal, demais empresas integrantes da cadeia produtiva florestal e todos aqueles que tenham interesse no setor florestal brasileiro, sejam pessoas jurídicas ou físicas.

Defender de forma ativa e coletiva os direitos e interesses de seus associados perante os poderes públicos e privados, no âmbito estadual e nacional, estimulando o reconhecimento da utilidade social, econômica e ambiental de suas atividades;

Estimular o aprimoramento técnico e a maior eficiência dos serviços relativos ao setor de florestas plantadas, estimulando o desenvolvimento de pesquisas, publicações, promovendo palestras, conferencia e cursos de aperfeiçoamento sobre o setor;

Manter intercâmbio permanente nos âmbitos estadual, nacional e internacional, com entidades e associações que possam colaborar no progresso do setor de florestas plantadas no país;

Divulgar e estimular o cumprimento das disposições do Código Florestal e legislação especifica da área florestal e ambiental;

Estimular a sinergia entre as empresas associadas visando seu desenvolvimento florestal;

Oferecer a experiência dos associados em beneficio da coletividade brasileira;

Estimular o desenvolvimento de práticas de conservação, dos solos, das águas, das reservas vegetais nativas e da fauna;

Estimular e fomentar programas de desenvolvimento sustentáveis no controle integrado de pragas e doenças, de agentes daninhos às essências florestais;

Manter convênios ou consórcios de cooperação mútua com outras entidades estaduais, nacionais e internacionais, visando o aperfeiçoamento de práticas da silvicultura, de produção de madeira sustentável, de controle integrado de pragas e doenças florestais e das práticas de conservação do meio ambiente, e, o estímulo à aplicação de madeiras provenientes de florestas plantadas, no mercado nacional e internacional.

Associados